Livro 37 - The Unexpected Everything (Morgan Matson)


Sinopse: Andie gosta de planejar tudo - e sempre dá certo. Sendo filha de um deputado, ela sabe que não pode nunca sair da linha, para evitar problemas para ele, portanto planejar é a melhor coisa. Já sabe que quer estudar medicina, têm 3 melhores amigas que a conhecem bem e a ajudam sempre e nunca se envolve com qualquer garoto por mais do que três semanas. A vida é tranquila e ela mal pode esperar pelo verão, quando fará um incrível programa de medicina e se encaminhará para seu último ano do Ensino Médio já pronta para o futuro. Um escândalo político, porém, vai mudar tudo: ela não apenas perde sua vaga no projeto, como terá que lidar com a presença do pai em casa, coisa que não acontece desde... ela nem se lembra quando. De repente, seu verão está cheio de inesperados - e ela não tem a menor ideia de como lidar com isso...

O que eu achei: eu vou soar repetitiva mas, sabe a Morgan Matson? Então, é minha nova autora preferida - caso alguém não tenha reparado. Ela me lembra muito a Sarah Dessen - uma outra autora que eu descobri sem querer e amei: pega personagens complexos, coloca em uma narrativa deliciosa e faz com que a gente se envolva completamente na história que ela conta... De repente a gente se identifica com situações, se apega aos personagens e não quer largar daquele mundo de jeito nenhum... Não tô sabendo lidar com tanto amor, gente! Aqui, no caso, temos todo o livro narrado pela Andie, que é uma personagem ótima, daquelas que eu gosto: se acha a mais forte de todas, mas claramente tá em crise existencial e esse verão, em que nada do que ela planejou parece acontecer, parece que vai tirá-la do eixo... Até que ela percebe que não é bem assim... Gente, como amei essa história. Não sei se consigo realmente escolher entre os quatro qual é o meu preferido, mas preciso dizer que esse tem a maior quantidade de personagens e histórias que eu amei. E a Andie acaba, na minha opinião, sendo a personagem da Morgan que sofre a maior mudança durante suas narrativas. Novamente, a temática é bem ampla: amizade, perda, família, futuro e amor próprio se misturam ao sempre presente romance. E, falando em romance, eu quero um Clark pra mim, não tem jeito. Foi amor aqui também, não dá pra negar. Esse livro me pegou de jeito, me fez chorar no metrô, me envolveu e me deixou meio vazia quando terminei. Novamente, a junção de narrativa e personagens é feita da melhor maneira possível e é amor. Muito, muito amor.

Recomendo: tô tão repetitiva hoje! Mas SIM! Eu queria que os livros dela fossem todos em Português, pra que todo mundo pudesse ler. Porque vale muito, muito, MUITO a pena. Mesmo. Sério.

Título em Português: infelizmente, não tem por aqui. 

Nenhum comentário: