Livro 36 - Second Chance Summer (Morgan Matson)


Sinopse: A família de Taylor já viu dias melhores. Não que eles briguem ou não se deem bem, não é isso. É mais uma questão de que, apesar de serem da mesma família, eles vivem vidas separadas, sabe? Quando o pai de Taylor, porém, descobre que está doente e tem poucos meses de vida, faz uma proposta que a família não pode negar: quer passar um último verão na casa do lago, um lugar de onde eles têm muitas memórias, mas para onde não vão há cinco anos. Voltar para aquele lugar vai fazer com que Taylor reencontre amigos e amores antigos e, mais importante, vai fazer com que ela entenda que, por mais que ela queira, de algumas coisas ela nunca vai conseguir fugir...

O que eu achei: ah, gente, eu estou realmente apaixonada pela narrativa da Morgan, não tem mais como negar. Os livros dela me pegam de jeito, fazem com que eu me envolva com os personagens, me levam aos risos e às lágrimas com uma rapidez absurda e de maneira definitiva. É muito amor, de verdade. Aqui, então, temos a narrativa toda pelo ponto de vista da Taylor: e desde o início ela deixa bem claro que tem uma mania irritante de fugir de situações que a deixam incomodada. Ela é daquele tipo de pessoa que não lida com os problemas, ela foge deles até que eles deixem de se incomodar. A doença do pai, porém, a pega de surpresa e é uma situação da qual ela não pode fugir. Além disso, voltar para a casa do lago vai forçá-la a enfrentar uma situação da qual ela fugiu cinco anos atrás. Esses dois fatos mudarão, completamente, a forma como ela se enxerga e a forma como ela lida com problemas ou qualquer coisa que a incomode e é muito interessante acompanhar essas mudanças, que são bem sutis e nem sempre positivas. Ao mesmo tempo, vamos vendo a mudança na família dela, pelos olhos dela - e são momentos super emocionais... Chorei em vários momentos, mas também me senti bem feliz, sabe? Uma vez mais, o livro foca em vários temas bastante importantes. Nesse caso, é família, amizade e perdas. Claro que tem um romance - sempre tem - mas não é o foco, sabe? E é tudo tão completo, que fica difícil não se apaixonar...

Recomendo: sim, sim! Acho que tem um monte de gente por aí que precisaria conhecer essa autora maravilhosa... Sim, é livro young adult e tem muita gente que tem preconceito, mas nesse caso, é muito mais do que isso...

Título em Português: Um Verão Para Recomeçar

Nenhum comentário: