Livro 81 - Hold Still (Nina Lacour)


Sinopse: Caitlin e Ingrid eram melhores amigas e compartilhavam tudo uma com a outra. Pelo menos era o Caitlin acreditava ser verdade. Agora, começando o ano escolar depois de perder a amiga para o suicídio, a garota precisará lidar com o vazio que Ingrid deixou em sua vida e com o fato de que, por mais que seja doloroso, a vida deve seguir. Quando Caitlin encontra, escondido em seu quarto, o diário de Ingrid, ela começará uma longa jornada em busca de respostas sobre a amiga e, principalmente, sobre si mesma...

O que eu achei: em julho, eu li um outro livro dessa mesma autora e me apaixonei tão perdidamente pela narrativa dela, que fui atrás de outras coisas que ela tivesse escrito. Deu um trabalho imenso encontrar os livros, eles tiveram que ser importados e demorou uma década, mas esse é o primeiro que chegou. E, ó, valeu MUITO a pena a espera... Enquanto o outro livro que li dela era mais leve - apesar de, mesmo assim, tratar de assuntos mais complexos - esse livro já se apresenta com uma intensidade diferente. O suicídio da Ingrid permeia toda a história e fica claro desde o início, então a gente já começa a história sabendo que a narrativa não vai ser leve. O livro é todo em primeira pessoa e dividido nas estações do ano desse primeiro ano da Caitlin sem a amiga. Ao mesmo tempo, porém, temos vários insights da Ingrid por meio do diário dela... O livro é cheio de altos e baixos, tem uns momentos bem tristes, mas é uma leitura muito, muito boa. Fiquei perto das lágrimas mais de uma vez, mas também ri alto em alguns momentos... A autora é bem sutil, tanto no drama quanto na alegria, e isso faz com que o livro se torne real e, dessa forma, absurdamente atraente... Mais um livro que entra na lista de livros preferidos, sem dúvida nenhuma!

Recomendo: sim, mas não para todo mundo. Suicídio é uma coisa delicada, eu sei, então quem ficar muito sensibilizado com isso, melhor fugir. Ao mesmo tempo, é uma visão bem interessante da vida de quem fica nesses casos... Sei lá, eu sei que eu amei...

Nenhum comentário: