Livro 10 - Cinema Pirata (Cory Doctorow)


Sinopse: Em um futuro não muito distante, as grandes corporações são as grandes líderes do governo. Isso significa que qualquer tipo de pirataria é vista como crime gravíssimo e não há perdão. Depois de três infrações, a pena é ter todo e qualquer acesso a internet cortado - uma penalidade muito grave em um mundo em que tudo é feito online. Trent tem 16 anos quando é pego em um ato de pirataria e causa a "desconexão" de sua família. Culpado, ele resolve fugir de casa e ir para Londres, onde conhecerá um grupo de pessoas que deseja lutar contra aqueles que tiram os direitos dos usuários da internet...

O que eu achei: minha relação com esse livro é bem antiga, na verdade. Eu o persigo há anos, mas ele sempre foi muito caro nas livrarias da vida e eu sempre desistia em busca de coisas mais baratas. Até que, para minha surpresa, o encontrei por dez reais na Bienal do Livro e, confesso, dei um gritinho na hora. Vamos ao livro: gente, que coisa fantástica. É uma distopia, yes, mas não muito longe da realidade, sabe? O Trent vive em um mundo em que quase tudo é feito online, a internet é essencial para o mais básico da sobrevivência. Ao mesmo tempo, tudo é 100% vigiado, ou seja, nada de pirataria é permitido. Trent gosta de baixar filmes para editá-los do seu jeito e, por causa disso, acaba sendo penalizado e causando a expulsão de sua família da rede. No desespero, ele vai para Londres onde encontra uma rede de pessoas que luta contra esse governo. Aos 16 anos e sem nunca ter vivido longe dos pais, Trent acaba sendo obrigado a amadurecer rapidamente e conhece pessoas bem diferentes de todas que já conheceu na vida... E vai se ver envolvido em política, em perseguição policial, em uma rede de ambição e corrupção... Cara, que leitura fenomenal, meu povo! 

Recomendo: SIM! Sério, meu povo, leiam. É uma realidade assustadoramente parecida com a nossa, sabe?

Nenhum comentário: