Livro 14 - Ready Player One (Ernest Cline)


Sinopse: O ano é 2044, e o mundo está em ruínas. Energia, alimentação, moradia, água, tudo que é essencial para a sobrevivência humana está escasso. A humanidade passa a maior parte do tempo online no OASIS, um mundo virtual, onde trabalham, estudam, apaixonam-se e vivem uma vida infinitas vezes melhor do que no mundo real. Wade Watts, um jovem estudante, é uma dessas pessoas e, além de passar todo seu tempo livre escapando de sua realidade no OASIS, ele também espera encontrar o prêmio que o criador daquele mundo, James Halliday, escondeu em algum lugar, antes de morrer? O prêmio? Uma fortuna imensurável e os segredos do jogo. O jogo? Descobrir, através de charadas e desafios, três chaves e três portões que o levarão ao poder. Os riscos? Todos, já que há aqueles dispostos a matar por dinheiro e poder...

O que eu achei: simplesmente me apaixonei, não dá pra ser mais direta do que isso. Primeiro pela história e pelos personagens, extremamente bem construídos e realistas, apesar da situação ficcional descrita. O enredo é impressionante e prende até o final - foram várias as vezes em que me encontrei alucinada, sem querer largar o livro porque precisava saber o que estava acontecendo. Além disso, porém, o livro me prendeu por todas as referências que faz. Halliday, o criador do jogo e responsável pela caçada que faz a história funcionar, era um apaixonado pelos anos 80, ou seja, essa década aparece de forma constante no decorrer de toda a história. São referências a filmes, música e, principalmente, vídeo games que me fizeram rir de forma saudosa, mais de uma vez.

Recomendo: para aqueles que viveram/gostam da década de 80 e para todos que curtem tecnologia: vai ser um prato cheio, garanto!

Título em Português: Jogador Nº 1

Nenhum comentário: