Livro 13 - A Conspiração Colombo (Steve Berry)


Sinopse: No passado, Tom Sagan foi um jornalista de renome, conhecido e premiado por suas reportagens ousadas e críticas, sem medo das repercussões que pudessem vir. Até que caiu em desgraça, ao ser acusado de ter inventado fatos em uma história sobre o Oriente Médio. Ele sabe que nada foi inventado, mas não tem como provar... Sozinho e sem nenhuma perspectiva, ele decide pela única saída que enxerga: a morte. E está prestes a cometer suicídio quando um estranho aparece em sua casa com um argumento bem convincente: um vídeo da filha de Tom, Alle, presa. A garota foi sequestrada e tudo que Zachariah Simon deseja é que Tom permita que ele exume o cadáver de seu pai. Esse ato, estranho e aparentemente simples, abrirá uma caixa de Pandora que pode - e vai - mudar importantes aspectos do mundo moderno...

O que eu achei: ganhei esse livro de Natal e fiquei bastante interessada no enredo. Adoro essa fase da literatura que deseja revisitar aspectos históricos para tentar desvendar mistérios ou para inverter pontos de vista que parecem tão simples... Aparentemente, a história de Colombo é cheia de mistérios, então o autor procura usar o livro para resolver tais mistérios, fazendo uso do que aparentemente foi uma extensa pesquisa sobre o descobridor da América... Quem foi Colombo, o que exatamente ele esperava quando partiu em busca do Novo Mundo, tudo isso é meio que desmistificado e nos dá uma visão diferente da história. E foi bem essa parte que chamou mais minha atenção no livro, o aspecto histórico da coisa - que não para em Colombo, não, mas não vou entrar em detalhes para não deixar escapar nada... ;). A narrativa do autor, que pelas minhas pesquisas é conhecido por esse tipo de história, é bem fluida e mesmo na parte em que ele aprofunda na história, não fica maçante. O que não me atraiu o suficiente, porém, foram os personagens... Todos tem suas características agradáveis - exceto a Alle, que é uma chata do começo ao fim, pobre coitada - mas nenhum deles me prendeu o suficiente, me interessou o suficiente, me atraiu o suficiente. Eu acabei me envolvendo com a história mais pelo aspecto de enredo do que pelos personagens, o que é uma perspectiva diferente pra mim... Mas o livro é daqueles que intriga até o final, que prende a atenção e faz com que a gente não queira largar para saber mais... O autor faz uso, sim, de alguns clichês para resolver seus mistérios - mas nem todos podem ser Dan Brown que consegue resolver situações de maneira surpreendente o tempo todo - então não é nada mortal. É um livro bastante interessante, principalmente para quem gosta de mistérios históricos...

Recomendo: sim, sim! Para quem gosta de história e mistérios, é um prato cheio!

Nenhum comentário: