Livro 17 - All The Bright Places (Jennifer Niven)


Sinopse: Theodore Finch é conhecido por ser o esquisito da escola, tem graves oscilação de humor e constantemente pensa em maneiras com as quais poderia acabar com sua vida. Violet Markey tinha o que se pode chamar de uma vida perfeita, até que sofreu um grave acidente com sua irmã/melhor amiga e perdeu aquela que era sua maior referência. Sem saber como seguir em frente sem a irmã, Violet decide, um dia, subir ao topo da torre da escola e imaginar como seria pular dali. Finch também está lá no alto, pensando exatamente a mesma coisa que ela e é nesse momento que a história dos dois vai começar. Eles acabam juntos em um projeto de Geografia e, ao conhecer diferentes e inusitados lugares no estado de Indiana, onde vivem, eles acabem se conhecendo melhor e descobrindo quem são, realmente, e o que querem para suas vidas...

O que eu achei: não me lembro bem o que chamou mais minha atenção nesse livro, se foi o enredo ou se foi a capa, mas sei que foi amor instantâneo e eu mal podia esperar para ler. E, felizmente, a leitura se mostrou até mais do que eu esperava. Fui pesquisar sobre a autora e descobri que esse é o primeiro livro YA (young adult, meu estilo de livros favorito do momento) que ela escreve, mas que ela tem experiência com literatura adulta, o que explica a maturidade da narrativa dela, que é complexa sem ser maçante. O livro alterna capítulos pelo ponto de vista do Filch e da Violet e, aos poucos, vamos construindo a personalidade dos dois e entendendo os porquês de suas atitudes... O combo enredo+personagens+narrativa me lembrou MUITO o John Green. Sério, gente, a sensação foi a mesma de estar lendo as histórias dele... São personagens cheios de defeitos, tentando desesperadamente encontrar respostas para perguntas que nem sempre tem respostas... São medos e inseguranças que temos todos os dias, ali, escancarados para tentarmos entender. É uma história de dois jovens ficcionais, sim, mas poderia ser a história de tantas pessoas que eu conheço ou até mesmo de mim mesma... Foi um livro daqueles que ficou comigo depois que eu terminei, como há muito um livro não ficava. Mesmo agora que já estou me envolvendo com uma nova história, o Finch e a Violet ainda me assombram... E esse é, na minha opinião, o maior elogio que eu poderia dar para um livro...

Recomendo: sim, pelo amor. Todo mundo deveria ler. Quando terminei o livro na 6ª feira, no metrô, minha vontade era ir ao encontro de uma amiga e colocar o livro na mão dela para que ela lesse e surtasse comigo.

Título em Português: Por Lugares Incríveis

Nenhum comentário: