Livro 06 - The Girl With the Dragon Tattoo (Stieg Larsson)


Sinopse: Há mais ou menos quarenta anos, aos dezesseis anos, a jovem Harriet Vanger, de uma rica e influente família sueca, desapareceu sem deixar vestígios. Seu tio e patriarca da família, Henrik, nunca superou esse mistério e vive em busca da verdade. Aos oitenta anos, ele contrata o jornalista Mikael Blomkvist - que está passando por uma séria crise em sua vida profissional - como uma última tentativa de descobrir o que realmente aconteceu com sua sobrinha. Com a ajuda da misteriosa e talentosa Lisbeth Salander, Mikael vai mergulhar de cabeça na história obscura e cheia de segredos da família Vanger...

O que eu achei: antes que seja dito, eu direi: sim, estou atrasada na leitura desse livro, é verdade. Ao mesmo tempo em que eu tinha curiosidade em saber se o livro era tudo aquilo que o povo falava, eu não tinha certeza de que queria ler (sim, eu sei que não necessariamente faz sentido, mas é a verdade). Nos últimos meses, porém, ele me veio muito bem recomendado novamente e eu decidi finalmente conhecer Lisbeth Salander - e, confesso, não me arrependi. A leitura foi um pouco lenta no começo, talvez porque eu precisava me acostumar ao ritmo do autor, mas uma vez que eu engrenei na história e nas personagens, não conseguia mais largar. Porque a força do livro vai muito além da história e dos mistérios da família Vanger, ele tem personagens incrivelmente complexos, que constroem um livro simplesmente fenomenal. Sério mesmo, ainda estou maravilhada com a força do combo narrativa+personagens, porque não é tarefa fácil não... Resta saber se essa força continua nos dois livros seguintes...

Recomendo: Sem dúvida! Para quem curte mistério e personagens fortes, é prato cheio!

Título em Português: Os Homens que não Amavam as Mulheres

2 comentários:

Carol Colaneri disse...

Os outros dois sao incrivelmente melhores que o primeiro!

Mariana Pedroso disse...

Que bom que você gostou, prima! O terceiro é demais! :D