Livro 01 - The Silmarillion (J. R. R. Tolkien)


Sinopse: Silmarillion é uma coleção de textos de Tolkien que apresentam aos leitores o mundo que ficou conhecido em O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Dividido em cinco partes, o livro conta de que maneira o mundo foi formado e narra, principalmente, os acontecimentos da Primeira Era, muito tempo antes de Sauron, Gandalf, Bilbo e cia. Povos diferentes, poderes sobrenaturais, bem versus mal, todos os elementos mitológicos estão presentes, enquanto se acompanha uma história cheia de mistério, suspense e até mesmo romance...

O que eu achei: não sei se vocês sabem, mas sou uma apaixonada por Tolkien. Não tenho vergonha em assumir, porém, que esse amor veio tardio - e depois dos filmes. Sim, eu só li O Senhor dos Anéis depois de ter visto a obra de Peter Jackson, mas isso não muda minha paixão pelas palavras escritas originais... Silmarillion era o único livro desse "universo" que eu ainda não tinha lido e, quando ganhei de presente de Natal, mal podia esperar para começar... E, apesar da leitura ter sido mais lenta do que meu ritmo normal - estive viajando por duas semanas e, confesso, não pensei muito em leitura durante esses dias - foi mais uma leitura deliciosa... Tolkien é denso e Silmarillion me surpreendeu por ser ainda mais denso que o normal. É uma leitura mais poética, a narrativa passou quase que despercebida... Mas é uma leitura recheada de detalhes, que faz com que a imaginação voe longe... Dá pra visualizar cada detalhe desse mundo apaixonante que Tolkien criou...

Recomendo: sem dúvida nenhuma! Mas sempre com a ressalva de que é uma leitura densa e descritiva ao extremo...

Título em Português: O Silmarillion

Nenhum comentário: