Livro 18 - The Jewel (Amy Ewing)


Sinopse: Em um futuro distópico, na Cidade Solitária, cada um dos cinco círculos tem seu papel: fornecer alguma coisa para a Joia, o centro de tudo, onde vive a realeza. Nascida no pior dos cinco círculos, o Pântano, Violet descobriu aos 13 anos qual seria seu papel: dar um filho para a realeza da sociedade. É uma prática comum, já que as mulheres da Joia não podem ter filhos, que todas as meninas da Cidade Solitária sejam testadas aos 13 anos e, quando comprovado que são férteis, sejam treinadas para servirem à realeza. Ao ir para a Joia, depois de 3 anos de treinamento intenso, Violet encontra um mundo de luxo e beleza que nunca imaginou que existiria, mas, ao mesmo tempo, descobre um mundo de traição, crueldade e maldade com o qual não sabe se consegue lidar... E quando um amor proibido surge em sua vida, ela precisará fazer escolhas que, sem dúvida nenhuma, mudarão completamente seu destino...

O que eu achei: comprei esse livro por causa dessa linda capa e porque, como vocês sabem, sou apaixonada por universos distópicos... Descobri depois de ter começado a ler que esse é o primeiro livro de uma trilogia, ou seja, lá vai Luciana sofrer na expectativa dos próximos, mas não importa, porque o livro é realmente apaixonante. Primeiro, claro, pela protagonista e narradora, que é daquelas que eu amo: tem uma personalidade forte e questionadora, é esperta pra caramba mas, ao mesmo tempo, se enrola inteira e comete vários erros - mas é claro, afinal, tem só 16 anos! E, segundo, pela construção do enredo mesmo... Claro que ficaram alguns buracos e faltaram algumas explicações, mas é só o começo da história, então não vejo nenhum problema... A verdade é que a autora teve o cuidado de construir uma história muito clara e bem encaixada e fez a escolha de não contar toda a história da sociedade de uma vez - vamos conhecendo esse mundo e obtendo explicações sobre os porquês aos poucos, ao mesmo tempo em que vamos conhecendo a história... Além disso, ela soube construir personagens bem complexos: até mesmo a Violet, que conhecemos melhor do que todos os outros personagens, confunde o leitor de vez em quando, graças às suas motivações confusas. São personagens meio reais, nem 100% certos e nem 100% errados, mas sim humanos... Resumindo: é um livro fenomenal!

Recomendo: Sem dúvida nenhuma! Para quem curtiu Jogos Vorazes, Seleção, Divergente e coisas do gênero, será, sem dúvida, um prato cheio!

Título em Português: A Joia

Nenhum comentário: