Livro 45 - Delirium (Lauren Oliver)


Sinopse: Em um futuro EUA distópico, a sociedade chegou a conclusão que todos os problemas do mundo foram causados por uma doença chamada amor deliria nervosa, ou seja, pelo amor. Dessa forma, depois de vários estudos e experiências, ficou determinado que todos os cidadãos americanos devem ser curados dessa doença, por meio de um procedimento que só pode ser agendado a partir dos 18 anos. Depois dessa cura, por meio de uma avaliação, cada pessoa recebe um par com quem deve passar o resto de sua vida. Lena sempre acreditou que tudo isso era para melhor e que o amor, realmente, era a pior de todas as doenças do mundo. Até que, pouco mais de 3 meses antes de sua cura, ela se apaixona...

O que eu achei: descobri esse livro sem querer, por meio de um link no Facebook que eu até agora não sei como/porque apareceu para mim. Comprei os livros no mesmo dia e mal podia esperar para começar a ler: e não me arrependi. É uma leitura fácil e rápida, não só pela narrativa ser bem fluida, mas também pela ansiedade que a gente vai desenvolvendo com a história. É tudo muito confuso e doloroso e imaginar um mundo sem amor é bastante assustador - isso porque a amor deliria nervosa que a sociedade tanto teme não é sobre o amor romântico apenas, é todo tipo de amor (amizade, fraternal, materno, etc) e os curados se comportam quase como robôs, já que não demonstram nenhum tipo de sentimento. A autora fez um ótimo trabalho em construir essa nova sociedade e o enredo me pareceu bem possível, o que tornou tudo ainda mais assustador. A protagonista é, obviamente, daquelas que me encanta de todas as formas possíveis... Ah, o livro é o primeiro de uma trilogia, então esperem mais coisas sobre ele por aqui nos próximos dias...

Recomendo: quem gostou de Jogos Vorazes, Divergente e Seleção vai gostar, sem dúvida nenhuma!

Título em Português: Delírio

Nenhum comentário: