Livro 51 - Allegiant (Veronica Roth)


Sinopse: No terceiro - e último livro - da trilogia que começou com Divergent, todas as escolhas feitas por Tris e Tobias culminam em decisões e atitudes que terão várias repercussões. O mundo que eles conheceram a vida inteira, dividido em facções e organizado perfeitamente, já não existe mais e a paz tão sonhada está longe de acontecer. Uma guerra está a ponto de começar, só resta a eles saber de que lado ficar...

O que eu achei: falar de um final de trilogia é sempre bastante complicado, especialmente quando se é a primeira pessoa que leu e não quer estragar a experiência para nenhuma das amigas... Mas posso resumir meus sentimentos todos afirmando que eu gostei, e muito, desse capítulo final. Ele é exatamente o que eu esperava e talvez um pouco mais - já que é o único dos três que divide seus capítulos entre o ponto de vista da Tris e o ponto de vista do Tobias. É um livro bem mais tenso do que foi o final da trilogia de Jogos Vorazes, por exemplo, mas apesar dos pesares nada me pareceu apressado demais e todos os grandes problemas foram resolvidos. Se o final é perfeito? Não sei dizer, até porque nem tudo pode ser Harry Potter, mas é um final perfeito para os personagens que ela criou e pelos quais eu me apaixonei, disso eu tenho certeza...

Recomendo: para os fãs de literatura teen e trilogias distópicas (no estilo Jogos Vorazes), é prato cheio. Sério mesmo.

Título em Português: aparentemente, ainda não há previsão do lançamento dele por aqui e nem do título. Mas prometo que informo assim que eu souber novidades...

Nenhum comentário: