2013 - Balanço Geral...

Lá em março, quando tive a ideia de começar esse blog, confesso, foi uma coisa meio despretensiosa. Juntei uma vontade de falar sobre os livros que lia com o fato de algumas pessoas sempre me pedirem opinião sobre esse assunto e decidi que seria legal construir um espaço para isso na internet. A ideia era simplesmente falar sobre tudo que eu lesse durante o ano - fosse algo bom ou algo ruim - para compartilhar e trocar dicas...

No fim das contas, o blog acabou sendo uma surpresa muito grande. Não em termos de público - se bem que tive mais de 4.000 visualizações desde o início dele - mas sim em um aspecto mais pessoal. Eu nunca tinha parado para pensar na quantidade de livros que eu lia durante um ano. Sempre soube que eu lia muito, claro, mas nunca tinha parado para colocar isso em números... E fechei 2013 com 72 livros...

Gente... é livro PRA CARAMBA! E isso no meio de um ano extremamente agitado no trabalho e na vida pessoal, ou seja, a leitura é realmente uma constante deliciosa na minha vida. 

Interessante analisar que, nesses 72 livros, acabei lendo um pouco de tudo. Comecei o ano lendo a chamada chick lit, que é uma leitura leve, com cara de comédia romântica, mas a maior parte dos livros que li são aqueles considerados teen lit, que é uma leitura mais jovem, também leve, que acabou por me conquistar de vez. Felizmente, não sou uma leitora de poucos estilos, não, quem me acompanha aqui viu que eu li um pouco de tudo e tentei ser sempre sincera nas minhas opiniões...

Li muitos livros bons - a maioria, felizmente - mas também li algumas porcarias. Li coisas que me emocionaram, que me deixaram extremamente presa às histórias e aos personagens, que deixaram aquele vazio insuportável ao final da leitura. Mas também li livros que foram um esforço imenso, com enredos que se arrastaram e personagens odiáveis...

Acho que, no final das contas, é bem isso que a leitura traz pra gente, várias emoções, várias histórias, várias reflexões. Mesmo quando o meu mundo real parecia que ia desmoronar, a leitura - mesmo dos livros dos quais não gostei - era o que me mantinha sã, afastada dos problemas, mesmo que temporariamente... E foram muitas leituras, como vocês me viram repetir incessantemente...

Então fecho meu 2013 literário com 72 livros - alguns novos e outras releituras, alguns bons e outros péssimos - assustada com a quantidade e extremamente satisfeita com a qualidade.

Não sei se conseguirei o mesmo número em 2014, mas uma coisa eu garanto para vocês, não vou parar de ler. Não mesmo... 

Um comentário:

Unknown disse...

Ainda bem que o blog continua. E a cada post novo minha wishlist literária cresce mais (: