Livro 19 - The Silkworm (Robert Galbraith / J. K. Rowling)


Sinopse: Owen Quine é um escritor de fama discutível, que tem uma série de situações complexas em seu passado, além de ser considerado um excêntrico - ou seja, estranho. Quando ele desaparece, sua esposa decide contratar o detetive Cormoran Strike para encontrá-lo, já que afirma que ele não gostaria da polícia envolvida. Logo Strike se vê mergulhado no mundo literário, que é bem mais complexo do que parece, e cada descoberta que faz parece indicar que Quine tinha mais mistérios do que parece... Quando, porém, o escritor é encontrado brutalmente assassinado, Strike precisa correr contra o tempo para encontrar um assassino que parece ser o pior que já encontrou em sua carreira...

O que eu achei: esse já é o 2º livro que a J.K. Rowling escreve como Robert Galbraith e, uma vez mais, ela arrasa. A narrativa é forte, complexa e intensa e constrói um enredo que prende a atenção de uma maneira fenomenal. Mais uma vez, comparo a construção dela com a da Agatha Christie. O enrendo é cheio de reviravoltas e quem comanda são personagens de moral duvidosa, daqueles que a gente demora pra entender, e que vão se revelando com o passar da história... Dessa vez, porém, não houve como me importar com a vítima, que me pareceu um egocêntrico chato e safado até o final... Mas o Strike, que já tinha me conquistado no final de The Cuckoo's Calling, continuou se mostrando um personagem fantástico... Longe de ser perfeito e chegando a ser insuportavelmente em muitos momentos, ele é daqueles personagens que eu adoro odiar... Porque ele me irrita, mas eu me preocupo, constantemente. Claro que ele não é nenhum Hercule Poirot - nunca será, sinto dizer - mas é um personagem que vale a pena acompanhar. Não sei se há planos para mais livros que acompanhem as aventuras do detetive, mas, se houver, certeza que farão parte da minha coleção...

Recomendo: sim, sim. Para quem curte narrativas policiais, é um prato cheio, daqueles que vale a pena ser provado...

Título em Português: O Bicho-da-Seda

Nenhum comentário: