Livro 22 - A Lista Negra (Jennifer Brown)


Sinopse: Nick e Val se conheceram no começo do Ensino Médio e se identificaram na hora. Ambos tinham problemas familiares e ambos eram constantemente ofendidos pelos colegas de classe, que lhes davam apelidos e faziam piadinhas e brincadeiras idiotas. Para relaxar, eles decidiram criar um caderno, no qual colocavam os nomes de todas as pessoas que faziam de suas vidas um inferno. Para Val, isso era apenas uma maneira de se livrar de uma parte do peso que sentia nos dias na escola, mas, aparentemente, Nick achava que a lista era bem mais do que isso. Em uma manhã que parecia normal, ele entra na escola com uma arma e começa a atirar em todas as pessoas que estão na lista, uma por uma. Valerie é, também, atingida quando tenta impedi-lo e, quando recupera a consciência, já no hospital, descobre que está sendo considerada suspeita no massacre... Agora ela precisa não apenas provar que não teve nada a ver com o que aconteceu na escola, mas também aceitar que sua vida nunca mais será a mesma...

O que eu achei: comprei esse livro porque achei a sinopse interessante mas, confesso, não sabia exatamente o que pensar dele antes de começar a ler. Essas histórias de massacres em escola são sempre muito complicadas e eu fiquei com medo de uma história muito forçada, que puxasse a situação para um lado ou para o outro. Felizmente, isso não aconteceu. O livro conta uma história que não tem mocinhos e bandidos, mas sim um monte de gente que não sabe lidar da melhor maneira possível com as diferenças normais que existem nos seres humanos. A narrativa alterna o ponto de vista da Valerie - antes e depois da tragédia - com notícias de jornal e, aos poucos, vamos construindo o que aconteceu e quais as consequências disso na vida não só dela, mas na de todas as pessoas da escola. É uma narrativa interessante, que conta uma história contemporânea (infelizmente, a gente vê muito disso acontecendo), com personagens que tem todas as nuances possíveis, mas sem perder uma certa leveza... É um livro que fala, acima de tudo, de adolescência... Do "ser aceito" pelos amigos e colegas, do quanto certas coisas podem afetar os outros e de como, de vez em quando, as pessoas mais improváveis são aquelas que vão te surpreender, de maneira positiva ou negativa...

Recomendo: sem dúvida nenhuma! É um livro bem diferente dos romances água com açúcar que eu costumo recomendar, mas é uma leitura deliciosa também...

Um comentário:

Nathalia Ribeiro disse...

Oi, Prô! Primeiramente quero dizer que estou amando seus comentários sobre os livros que lê!
Então, eu tive que comentar nesse especificamente porque é um livro que eu li nas férias de Janeiro e entrou na minha lista de "leituras favoritas do ano." Comprei porque estava na promoção na Bienal do Livro do ano passado, não sabia o que pensar e nem que rumo essa história iria adotar, conforme fui lendo percebi que não era um Young Adult com aquele bullying estereotipado, o bullying e as complicações nesse livro tem uma carga emocional bem pesada e realista. Eu fiquei pensando sobre esse livro por alguns dias após o término, sabe aquela vontade louca de leitor de entrar no livro abraçar a personagem e tentar ajudar da melhor forma possível? Foi assim que me senti em relação a Val...
Enfim, foi um livro que superou todas as minhas expectativas e o que chama mais a atenção é o fato de não ser clichê.
Ainda vou escrever uma resenha sobre ele no meu blog porque merece.