Livro 42 - Um Mais Um (Jojo Moyes)


Sinopse: Jess engravidou de Marty ainda na escola, e largou tudo para casar com ele e criar uma família. O que ela não esperava era que ele a abandonasse, oito anos depois, não apenas com a filha dos dois, Tanzie, uma menina carinhosa e genial em matemática, mas também com Nicky, filho de um relacionamento anterior de Marty, um adolescente meio gótico, que sofre bullying na vizinhança todos os dias. Vivendo entre dois empregos e escolhendo as contas para pagar, Jess sabe que precisa de uma virada para evitar que a vida dos filhos seja uma tragédia... Sua única esperança é uma Olimpíada de Matemática, que parece ser ideal para Tanzie e que tem um polpudo prêmio em dinheiro. Para chegar na Escócia, onde a Olimpíada vai acontecer, Jess vai contar com a ajuda de Ed Nicholls, um total estranho que a vê na beira da estrada com as crianças e, envolto em seus próprios problemas, decide oferecer uma carona para a estranha família até lá. A viagem, em si, será uma aventura muito maior do que qualquer coisa que todos os envolvidos podem imaginar...

O que eu achei: comprei o livro por motivos óbvios: sou apaixonada pela Jojo Moyes desde que me lembro e, apesar de nem todos os livros dela me fazerem 100% feliz, a maioria me conquista, então não tinha como eu não comprar mais um. Felizmente, não me arrependi e me envolvi do começo ao fim com os estranhos personagens que ela construiu nessa história. Uma coisa que me chamou a atenção nesse livro foi o fato dela intercalar os pontos de vista de todos os personagens durante a história. Acompanhamos capítulos contados pela Jess, pelo Ed, pelo Nicky e pela Tanzie, capítulos diferentes mas que envolvem os mesmos momentos, ou seja, em diversas ocasiões temos a oportunidade de enxergar os diferentes aspectos de uma mesma situação, o que torna tudo muito mais realista e delicioso de se acompanhar. Novamente, a Jojo cria personagens extremamente complexos e fortes - e destaco, como sempre é, as personagens femininas: a Jess é simplesmente fenomenal, firme sem perder a sensibilidade, uma mãe fantástica mas sempre com o pé no chão... Gostei bastante do Ed também, que se mostrou o contraste perfeito para a família complicada de Jess... A história é cheia de altos e baixos e, em diversos momentos, chega a dar nos nervos tamanha a complicação... Mas, como tem sido desde que conheci a Jojo, foi um livro que me fez rir e me fez chorar, me deixou com o coração apertado e cheia de amor por pessoas que não são reais, mas bem que poderiam ser...

Recomendo: sem dúvida nenhuma! É um livro que, apesar de ser o típico chick lit, tem todo um aspecto mais sério, que leva a gente a pensar sobre mil e uma coisas diferentes... Vale a pena e já está na minha lista para ser emprestado para as pessoas da minha vida... ;)

Nenhum comentário: