Livro 91 - O Teste (Joelle Charbonneau)


Sinopse: Em um futuro distópico, o que um dia foram os Estados Unidos, é hoje a Comunidade das Nações Unificadas. Depois dos chamados Sete Estágios da Guerra, o mundo foi destruído e luta para se recuperar e tornar-se 100% habitável novamente. Malencia "Cia" Vale é habitante da Colônia Cinco Lagos e sempre sonhou ser uma das selecionadas para o chamado Teste, que é a única maneira de um jovem da Comunidade entrar na Universidade e ser algo importante para a reconstrução do mundo. Quando, na sua formatura, ela é selecionada, mal consegue conter sua emoção. Seu pai, porém, a alerta: também participou do Teste e quer que a filha saiba que as aparências podem enganar... Sem saber em quem confiar - e muito menos se está preparada para o que virá - Cia parte em busca do desconhecido, sem saber se um dia voltará para casa...

O que eu achei: ah, eu e as distopias deliciosas... Eu sei que parece tudo igual e previsível e, apesar das premissas serem as mesmas, eu não consigo deixar de me sentir interessada e intrigada com todas as leituras que eu faço... Confesso que, no caso desse livro, demorei um pouco mais do que o normal para pegar o ritmo mas, quando aconteceu, eu logo estava alucinada, querendo saber mais e mais... Nessa trilogia, encontramos o mundo virtualmente destruído por uma Guerra Mundial que acabou com grande parte da humanidade e com quase todos os recursos naturais. A Comunidade Unida é fechada e muito bem organizada e o Teste parece ser a única maneira que os jovens das colônias - que são regiões afastadas do centro, com menos recursos que a cidade - tem para serem maiores do que são... Só que o Teste é muito mais do que uma série de provas, ele acaba se mostrando um exercício de liderança, de medo e, principalmente, de confiança e eu me peguei querendo xeretar as páginas seguintes para ver o que ia acontecer, sabe? A Cia é a narradora e protagonista e aparece acompanhada, claro, de um protagonista masculino, o intrigante Tomas. Juntos ou separados, os dois enfrentarão provações que nenhum jovem de 16 anos teria que enfrentar e a história vai se construindo de uma maneira sensacional...

Recomendo: sim, sim! Pra quem é fã de distopias no estilo Jogos Vorazes e Divergente, é um prato cheio...

Nenhum comentário: