Livro 35 - Fim (Fernanda Torres)


Sinopse: Partindo de um dos conceitos mais básicos da vida - a morte - Fernanda Torres conta histórias. A partir de um grupo de amigos, conhecemos os altos e baixos da vida carioca nas últimas décadas. Os amores, as amantes, as perdas e as vitórias. Certos e errados se misturam e as histórias mudam de acordo com o ponto de vista de cada capítulo. O tema central do livro pode ser o fim, mas ele conta histórias que vão muito além disso...

O que eu achei: esse livro foi um muito querido presente de aniversário. Ele já tinha chamado minha atenção antes - nas minhas inúmeras visitas às livrarias da vida - então estava ansiosa para ler. E não me arrependi de ter feito ele "furar a fila" dos livros que tenho aqui. Difícil falar, porém, sobre o livro sem entregar muita coisa. A narrativa que, em um primeiro momento, pode parecer confusa, já que troca constantemente de pontos de vista - e alterna narração em 1ª pessoa e narração em 3ª pessoa - tem um ritmo próprio, que instiga a leitura de uma maneira que eu não via há muito tempo. Apesar das histórias serem centradas em um grupo de amigos, elas vão muito além deles e tornam-se uma crônica da vida, em geral, dos altos e baixos, das decisões certas e das decisões erradas. É uma narrativa que carrega no aspecto psicológico de cada personagem e, por esse motivo, lembrou - e muito - Clarice Lispector. Pode não ter sido uma história apaixonante, daquelas que me deixam suspirando no final, mas foi uma história que me deixou pensando, e muito, sobre tantas coisas, que mal cabem em palavras...

Recomendo: sem dúvida nenhuma! Recomendo para quem curte livros sérios, densos e cheios de significados. É um livro pra se pensar, além de entreter...

Nenhum comentário: