Livro 60 - The Cuckoo's Calling (Robert Galbraith / J.K. Rowling)


Sinopse: Lula Landry, aparentemente, tinha de tudo: linda, era uma modelo das mais disputadas, vivia em um apartamento elegantíssimo e passava suas noites cercada de gente famosa, a quem chamava de amigos. Até que uma noite, inesperadamente, ela cai da varanda do apartamento onde vive. A polícia logo determina que Lula cometeu suicídio mas seu irmão, John Bristow, não acha que isso seja possível. Por esse motivo, contrata o detetive Cormoran Strike e pede que ele descubra o que realmente aconteceu naquela noite. Strike, que vive um momento extremamente complicado em sua vida, se vê, de repente, envolvido em um mundo de glamour, dinheiro e a ilusão que esses dois trazem para a vida de qualquer pessoa...

O que eu achei: esse livro foi lançado no ano passado e, logo de início, foi um sucesso de crítica. O autor era estreante no mundo literário e aparentemente averso a publicidade, mas isso não impediu que o livro fosse um grande sucesso na época do seu lançamento. Um pouco tempo depois, porém, foi revelado que Robert Galbraith era, na verdade, um pseudônimo escolhido por J.K. Rowling, para que ela pudesse escrever livremente, sem cobranças e comparações com sua obra prima anterior. Ela não ficou lá muito feliz com a revelação, mas eu agradeço, porque não sei se teria comprado o livro se não soubesse que era ela a verdadeira autora. E teria perdido muito nesse processo. O livro é, na minha opinião, simplesmente fantástico. A narrativa da J.K Rowling continua impecável e sua construção de personagens complexos - daqueles que você não sabe se ama ou odeia, se admira ou sente pena, se são bons ou ruins - continua sendo seu ponto forte. O próprio protagonista, o detetive Strike, encaixa-se nessa categoria de personagens que a gente não sabe, exatamente, como lidar... Além disso, a trama foi muito bem escrita e prende a atenção daquela maneira que a gente espera que as histórias de detetive façam, sabe? Eu cresci lendo Agatha Christie e aprendi a amar histórias que são cheias de reviravoltas e detetives egocêntricos e investigações complexas, então foi uma delícia acompanhar a investigação da morte de Lula Landry... Com o passar da história, vamos criando um perfil da modelo e das pessoas ao redor dela e, quando me dei conta, já não conseguia mais largar o livro... Quem me acompanha pelo Facebook deve ter visto minha postagem, no meio da madrugada, sobre como entrei na leitura madrugada a dentro, mesmo sabendo que segunda feira começaria cedo e seria agitada... Mas eu simplesmente cheguei em um ponto da leitura de onde não havia mais como escapar... Eu precisava acompanhar o final da história, precisava saber o que havia acontecido, exatamente... E, garanto, não me arrependi, porque valeu muito a pena!

Recomendo: sem dúvida nenhuma! Fãs de história de mistério e de detetives, por favor, coloquem esse livro - e os próximos que virão - na lista. É imperdível!

Título em Português: O Chamado do Cuco

Um comentário:

Unknown disse...

Já entrou pra wishlist. Aliás, 99,9% dos livros que você resenha entram e os outros 0,1% eu já li ou já tenho para ler rsrs