Livro 63 - Ele Está de Volta (Timur Vermes)


Sinopse: Na cidade de Berlim, no ano de 2011, Adolf Hitler acorda em um terreno baldio, sem ter a menor ideia do que aconteceu. Suas últimas lembranças são totalmente diferentes do mundo que ele enxerga hoje em dia: não há mais nazismo, não há mais Eva Braun e seu país está sendo governado por uma mulher! Enquanto ele tenta entender o que acontece, é reconhecido na rua, claro, como um ótimo imitador que não sai nunca do personagem. E fica cada vez mais conhecido por isso...

O que eu achei: o enredo desse livro me chamou a atenção desde o início... A ideia parece absurda - e é - mas é um recurso absurdamente interessante para que o autor coloque a nossa sociedade atual em perspectiva e nos obrigue a fazer uma série de análises sobre vários aspectos desse mundo em que vivemos. O livro é engraçado na maior parte do tempo, porque é todo narrado pelo ponto de vista do Hitler, então acompanhamos toda a linha de raciocínio dele. Mas nem só de risadas minha leitura foi feita... O livro também é um pouco constrangedor e desconfortável, exatamente porque expõe vários aspectos da nossa sociedade sobre os quais a gente nem sempre quer pensar, sabe? É uma leitura bem diferente de tudo que eu tenho feito, mas muito interessante...

Recomendo: sim, mas é uma leitura mais particular do que a maioria das que aparecem por aqui. É preciso se interessar por história, política e não se importar em rir de coisas que a gente não riria normalmente...

Nenhum comentário: