Livro 86 - Olho por Olho (Jenny Han & Siobhan Vivian)


Sinopse: Mary, Kat e Lillia são três adolescentes tipicamente americana. Uma faz parte do grupo das mais populares da escola, a outra é a mean girl do lugar, enquanto a última é a novata, com um passado misterioso. As três estudam na única escola da Ilha Jar, local onde viveram a maior parte de suas vidas e, dessa forma, local onde convivem, diariamente, com todas as pessoas com quem cresceram. Por trás de seus perfis estereotipados, porém, as três escondem uma série de segredos e tristezas. E, unidas por esses segredos, elas decidem formar um improvável grupo para se vingarem daqueles que as fizeram sofrer. O que elas não entendem, porém, é que tudo o que fizerem terá graves consequências...

O que eu achei: esse foi mais um livro comprado na Bienal do Livro - pelo combo enredo+preço. A leitura dele foi bem rápida (não atualizei antes porque a vida anda meio corrida), mas eu ainda não tenho certeza do que senti por ele. As três protagonistas são bastante interessantes e vão bem além dos esteriótipos pelos quais elas são classificadas desde o início. As três têm muito do que eu gosto nas minhas personagens mais queridas - uma lista de defeitos quase tão grandes quanto uma lista de qualidades - mas a motivação para vingança de duas delas me incomodou bastante. Não porque eu não ache que elas tenham sofrido, mas porque eu não acho que seja para tanto, sabe? Mas ai a gente cai naquela coisa de que o High School americano parece todo um outro mundo que a gente, de fora, não consegue compreender. Não que os meus anos de colegial tenham sido os melhores da minha vida, mas nada era tão dramático quanto eles fazem ser, sabe? Anyway, o livro alterna os pontos de vista das três meninas, sem nenhuma ordem definida, e ao mesmo tempo em que apresenta as motivações e os planos de vingança, vai criando o perfil de cada uma delas e das pessoas que as cercam. É um conceito interessante e uma narrativa leve e intrigante. Eu realmente me vi não querendo largar o livro, depois de um certo ponto, tamanha era a curiosidade para saber o que aconteceria em seguida... Então, sim, há algumas coisas que me incomodaram, mas elas não mudam o fato de que a história é bem escrita e prendeu minha atenção...

Recomendo: acredito que sim. Como falei acima, há alguns defeitos, é verdade, mas o enredo acaba sendo interessante e suficiente para distrair e prender a atenção... Ah, e o livro tem uma continuação - estou terminando de ler, já, e logo ela aparece por aqui...

Nenhum comentário: