Livro 48 - Para Sempre Alice (Lisa Genova)


Sinopse: Alice Howland sempre foi uma mulher decidida. Professora e pesquisadora de sucesso na Universidade de Harvard, com um casamento feliz e três filhos, sua vida parece perfeita - embora um pouco estressante, como era de se esperar. Por isso que, a princípio, quando começa a perceber que esquece coisas triviais e se atrapalha em situações que normalmente seriam as mais tranquilas possíveis, ela acredita que possa ser uma mistura do estresse da menopausa que está mexendo com ela. É só quando os esquecimentos passam a ficar mais sérios e comprometedores que ela vai atrás de um diagnóstico: Doença de Alzheimer. Aos 50 anos, Alice é um dos raros casos de instalação precoce da doença e vai precisar aprender a lidar consigo mesma enquanto percebe que, pouco a pouco, vai perdendo tudo de si...

O que eu achei: estou de olho nesse livro desde o lançamento do filme (manias de Luciana, como vocês já devem ter percebido), mas não conseguia nunca encontrá-lo nas horas certas. Até que, na véspera do feriado, uma aluna querida resolveu me emprestar, para que eu estivesse bem acompanhada nos dias de folga... E, olha, foi a melhor companhia possível. A narrativa me prendeu desde o início e mesmo antes de eu chegar à metade do livro já estava com aquela sensação boa de não querer abandonar aqueles personagens por nada... O que achei realmente interessante no livro é que ele é contado todo pelo ponto de vista da Alice, o que é extremamente ousado para esse tipo de história. É relativamente pesado acompanharmos a degeneração da mente da Alice por dentro, sabe? A forma como ela se perde em conversas sem saber porque, a maneira como ela repete ideias e as sensações que têm quando as pessoas não reagem como ela esperava... Acho que é isso que torna o livro nada clichê... Seria muito fácil, por exemplo, contar a história de uma paciente de Alzheimer pelo ponto de vista de um marido ou de um filho, contar o sofrimento de quem fica e observa... Agora, contar uma história dessa pelo ponto de vista de quem está doente? Genial, mesmo. A narrativa é bem mais simples do que eu imaginei que seria antes de começar a ler, o que tornou o livro bem mais atrativo... E a construção dos personagens? Simplesmente perfeita, pois encontramos personagens complexos, que mais erram do que acertam, como tem que ser mesmo... Agora eu mal posso esperar para ver o filme, para ver os personagens tomando forma e ganhando vida...

Recomendo: sem dúvida nenhuma! É uma leitura forte, simples sem ser vazia e absurdamente tocante. Acho que todo mundo devia ler...

Nenhum comentário: