Livro 54 - The Moon & More (Sarah Dessen)


Sinopse: Emaline tem uma vida aparentemente ideal: trabalha na empresa da família, tem um namorado apaixonado, com quem está há muitos anos e está prestes a ir para a faculdade. Seu último verão na pequena Colby, cidade praiana pela qual é apaixonada, porém, se mostrará bem mais complicado do que ela imaginava. A volta de seu pai biológico e a chegada de um jovem de Nova York, farão com que Emaline questione suas verdades e seu futuro...

O que eu achei: acho que já deu para determinar que a Sarah Dessen merece um lugar de destaque entre meus autores preferidos. Como sempre digo quando leio livros dela, o que mais me chama atenção em suas narrativas é a maneira como ela trabalha temas sérios e complexos em histórias aparentemente simples... São livros voltados para o público adolescente, sim, mas depois de algumas páginas fica claro que vai bem além disso... São personagens jovens, vivendo problemas reais, que pegam de jeito, sabe? No caso do livro 54, a narrativa é toda contada pelo ponto de vista da Emaline, que, apesar de demonstrar a todos que tem seu futuro planejado e arrumado, nada mais é do que uma garota insegura, que ainda não encontrou seu lugar no mundo. E ela tem uma família amorosa e bem organizada mas, ao mesmo tempo, sente-se perdida por não ter contato com seu pai biológico, o que a torna insegura e confusa em vários momentos de sua vida. O livro é cheio de idas e vindas, tem vários personagens adoráveis e, sim, me levou às lágrimas em pelo menos uma ocasião. É uma história sobre se encontrar, sobre saber o que querer para o futuro, sobre as escolhas certas e erradas que podemos fazer em determinadas situações que vivemos...

Recomendo: sem dúvida nenhuma! Acho que os livros da Sarah deveriam ter bem mais público do que têm, exatamente porque eles são bem mais do que aparentam ser...

Título em Português: infelizmente, esse não é um dos livros dela que foi traduzido para nossa língua...

Nenhum comentário: