Livro 110 - The Sky is Everywhere (Jandy Nelson)


Sinopse: Lennie Walker tem 17 anos e está passando pela pior fase de sua vida: a perda de sua irmã, Bailey, para uma arritmia cardíaca, repentinamente, virou seu mundo de cabeça para baixo. Antes alegre e divertida, Lennie se fecha completamente, por não entender os porquês de tudo isso. A única pessoa que parece entender o que ela sente é Toby, namorado de sua irmã, de quem ela começa a se aproximar... Até que ela conhece Joe, um aluno novo na escola e, apesar de saber que ele nunca conhecerá sua versão "irmã da Bailey", Lennie começa a enxergar no rapaz a alegria novamente... Só que no meio do luto e da dor, nem sempre as melhores decisões são fáceis de serem tomadas...

O que eu achei: comprei esse livro depois de folheá-lo numa livraria e ver várias comparações com John Green e Rainbow Rowell - dois autores muito amados pela minha pessoa. Acabei comprando dois livros da autora e comecei por esse, que tinha sido responsável por chamar minha atenção... E, gente, que lindeza que foi essa leitura. A narrativa é bem diferente do John e da Rainbow, ao mesmo tempo em que é parecida, sabe? Achei um pouco mais madura e bastante intensa - mas talvez essa sensação se deva ao fato da narradora ser a Lennie e a história estar, do começo ao fim, permeada de luto. É bem claro que a morte de Bailey tirou do eixo a família toda de Lennie e foi bem interessante assistir a uma dinâmica familiar em construção, tentando se reerguer depois da perda daquela que era, aparentemente, o centro do universo. Ao mesmo tempo, vemos Lennie amadurecer e buscar seu lugar no mundo, independente da irmã... O livro vem carregado daquelas ideias que a gente já conhece: a culpa em estar vivo, quando alguém que ama está morto; a culpa em sentir-se feliz no meio luto e etc, mas a autora contou a história de tal maneira, que nem parecia tão clichê quanto aparentemente é... Foi um livro que me fez rir e me fez chorar, foi um livro que ficou comigo depois do final e que eu carregarei como um preferido por um bom tempo...

Recomendo: sem dúvida! Quem, como eu, que curte John Green e Rainbow Rowell vai com certeza amar.

Título em Português: O Céu Está em Todo Lugar

Nenhum comentário: