Livro 112 - Dark Places (Gillian Flynn)


Sinopse: Libby Day tinha 7 anos quando sua mãe e suas duas irmãs mais velhas foram brutalmente assassinadas em um massacre que chocou os Estados Unidos. Assustada, a menina fugiu de casa no meio do gelo, perdendo alguns dos dedos dos pés, mas sobreviveu para acusar o irmão mais velho, de 15 anos, pelos assassinatos. Vinte e cinco anos depois, Libby leva uma vida péssima, sem conseguir encontrar motivos para viver plenamente, quando é contatada por um estranho grupo, chamado Kill Club, que está disposto a pagar para que ela fale sobre o massacre. Os participantes do clube acreditam que o irmão de Libby é inocente e esperam que com a ajuda dela, a verdade venha a tona... Libby está desesperada por dinheiro, mas será que terá forças para reviver um passado que a destruiu completamente?

O que eu achei: assim que eu comecei a ler o livro comecei a me perguntar porque eu faço isso comigo mesma... Gente, a Gillian Flynn tem uma capacidade absurda de escrever coisas bizarramente assustadoras... Não muda o fato de que é um ÓTIMO livro, com uma narrativa muito bem construída e um final que me deixou boquiaberta - mas, Jesuis, como é trágico... Vamos aos detalhes: o livro alterna os pontos de vista da Libby no presente (aos 32 anos) e da mãe e do irmão dela no passado, na época do massacre. Vamos descobrindo segredos e complexidades da vida familiar dos Day ao mesmo tempo em que tentamos aceitar as motivações de Libby... Porque, gente, durante a leitura desse livro eu tive o mesmo problema que tive com Gone Girl, lá em 2013: não dá pra se apegar a nenhum dos personagens, é tudo gente odiosa. E apesar de isso ser um problema pra mim, normalmente, a história é tão bem construída que eu sinceramente não me importo... Cheguei ao ponto de não conseguir dormir enquanto não chegasse ao final do livro - o que se mostrou um problema, porque eu ainda estava trabalhando - e não me arrependi. Não é uma leitura fácil, muito pelo contrário. A temática do livro é complicada, as descrições da autora são bem pesadas e realistas, mas está tudo tão bem encaixado na história que ela pretende contar, que não me importei, sabe? E existe uma adaptação para o cinema, que está na minha lista de must see, mesmo eu sabendo que ficarei horrorizada no processo...

Recomendo: sim, sim! Principalmente para quem gosta de histórias de suspense e crimes e não tem problemas com cenas fortes...

Título em Português: Lugares Escuros

Nenhum comentário: