Livro 111 - I'll Give You The Sun (Jandy Nelson)


Sinopse: Jude e Noah são gêmeos e eram incrivelmente próximos até que uma tragédia os separou completamente. Um dia, eles compartilhavam sonhos e pensamentos e, de repente, mal se falam. Em meio a lembranças, amores, desamores e descobertas, ambos viverão uma série de emoções e aprenderão que crescer não é tão fácil quando parece e não necessariamente significa se afastar daqueles que ama...

O que eu achei: comprei esse livro junto com o 110º, porque era da mesma autora e ambos me pareciam apaixonantes. Acertei, uma vez mais. Esse livro, em especial, me encheu de sentimentos... Consegui já definir, pelos dois livros que eu li, que a autora é bem densa: trata de assuntos sérios, pesados e sem ficar enfeitando muito, sabe? Então é uma boa leitura, mas não é uma leitura leve... No caso desse livro, os capítulos (que são bem longos, único problema que eu encontrei, uma vez que me irrita parar leitura na metade de capítulos) intercalam o ponto de vista do Noah (com 13 e 14 anos) e da Jude (com 16 e 17 anos). Cada um vivendo um momento diferente e, palavra a palavra, vamos construindo a história dos dois e entendendo o que aconteceu. Os gêmeos são bastante artísticos e extremamente densos: são personagens complexos, com os quais a gente tem dificuldade de lidar... Não é o tipo de história cheia de personagens adoráveis, muito pelo contrário, é uma história cheia de personagens reais, com defeitos e qualidades, vivendo uma vida real, cheia de altos e baixos. A diferença é a maneira como os dois enxergam a vida: Noah vê tudo artisticamente, constantemente está fazendo pinturas na sua cabeça, marcando as cenas mais importantes em sua memória em imagens coloridas; já Jude é mística, conversa com a avó morta e se protege de espíritos da melhor maneira possível... A jornada dos dois começa bem próxima e depois se afasta completamente e acompanhamos os dois, de perto e de longe, tentando se encontrar sem perder um ao outro. Foi um livro que me fez rir, chorar, suspirar e ter raiva, tudo ao mesmo tempo. Foi um livro muito, muito bom...

Recomendo: sim, sim! A autora tem um estilo bem parecido com John Green e Rainbow Rowell, só é mil vezes mais intensa e triste... Vale a pena para quem curte esse tipo de leitura...

Título em Português: Eu Te Darei o Sol

Nenhum comentário: