2015 - Balanço Geral

Engraçado, eu comecei esse blog porque queria reunir dicas de leituras em um mesmo lugar, já que as pessoas costumavam sempre me perguntar sobre livros... Nunca imaginei que ele duraria mais do que um ano e muito menos que ele teria o alcance que tem...

Acho curioso pensar que gente que não me conhece lê minhas opiniões e, quem sabe, até mesmo as leva a sério. Mais curioso ainda é saber que eu tenho várias alunas que curtem o blog, que leem as coisas que eu escrevo aqui e que buscam os livros que eu digo valerem a pena...

Agora, o que mais me choca, mesmo, é ter uma contagem anual dos livros que leio durante o ano... Foram 72 em 2013 - o que me pareceu um número enorme por si só; então, em 2014, foram 111 - o que foi um número cabalístico e ainda mais chocante. Passei o ano de 2015 inteiro dizendo que não achava que eu bateria meu próprio recorde, porque me parecia impossível... Mas as contagem chegou a 116...

Esse ano foi atípico para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Meu primeiro semestre, em especial, foi complicado em vários aspectos e o segundo semestre, apesar de um pouco mais calmo, foi um tanto corrido também... Mas é como eu digo: quando tudo dá errado, a leitura é algo com que sempre posso contar, porque sempre dá certo. Mesmo quando o livro é ruim, é uma fuga, é um momento de escapar da minha realidade e viver outras histórias... E é para isso que eu leio...

Todas as noites, não importa a hora que vou para a cama, pego um livro e leio pelo menos um capítulo. É como se fosse o botão de off da minha vida, é como se eu deixasse de lado os amigos que decepcionaram, o trabalho que cansou, o dinheiro que eu não tenho ou o projeto que não deu certo. É como se eu deixasse para trás tudo de ruim, vivesse por algum tempo num mundo que não é o meu antes de finalmente me desligar e descansar, como preciso e mereço...

E é por isso que eu nunca deixo de ler. Mesmo quando estou atolada de coisas para fazer, aqueles minutos antes de dormir são necessários - e não é sono perdido, não, é garantia de bons sonhos e de um sono completo.

Na leitura, então, 2015 foi uma montanha russa: chorei com personagens que amei, tive vontade de jogar livros na parede de tão ruins, fiquei sinceramente tentada a abandonar leituras... Mas o saldo é positivo, como sempre é. Leitura, de qualquer jeito, faz feliz.

E que venha 2016, então! Tô pronta! ;)

Nenhum comentário: