Livro 03 - Saint Anything (Sarah Dessen)


Sinopse: Sidney sempre esteve acostumada a viver na sombra de seu irmão mais velho, o carismático Peyton. Quando ele, porém, vai longe demais e se envolve em um acidente de carro e acaba na cadeia, Sidney sente-se ainda mais invisível, além de não conseguir se livrar da preocupação com o fato de que seus pais, aparentemente, não enxergam a gravidade da situação em que seu irmão se meteu. Em busca de um recomeço, ela decide mudar de colégio e, nesse processo, conhece os Chathams, uma família unida e calorosa, que a ajuda a perceber que, além dela não ser invisível, ela não é responsável pelos erros de seu irmão...

O que eu achei: bom, sou suspeita pra falar porque me apaixonei pela Sarah Dessen quando, lá em 2013, comprei um livro dela sem nem saber quem ela era. Desde então tenho comprado, lido, chorado e me apaixonado em absolutamente todos os livros dela. Especificamente esse aqui eu estava caçando há mais de ano, já, mas não conseguia encontrar uma edição pagável em inglês (e como todos os outros dela eu tenho em inglês, não quis bagunçar a coleção). Anyway, vamos ao livro: mais uma vez, é uma narrativa aparentemente simples, que parece um romance adolescente como tantos outros, mas que esconde temas verdadeiros por trás. Nesse caso, além dos problemas com bebidas e drogas, o livro também aborda situações familiares bastante dolorosas. A verdade é que a Sidney é praticamente ignorada pelos pais, em detrimento do irmão que aparentemente sempre precisou de mais atenção. Sendo assim, ela se sente invisível e culpada por se sentir assim. E isso fica claro na maneira como ela se relaciona com as pessoas... Seus medos, suas preocupações e suas culpas fazem com que ela tenha atitudes que, pouco a pouco, vão refletindo em todos ao seu redor. E é nos Chathams que ela acaba por encontrar um porto seguro e, aos poucos, começa a descobrir quem é. Como todos os livros da Sarah, é uma leitura leve, mas que leva às lágrimas porque os sentimentos são muito fáceis de serem identificados. Mesmo que a gente não viva exatamente as situações que ela conta, os sentimentos a gente reconhece. E é isso que faz dos livros dela, algo sensacional...

Recomendo: sem dúvida. Na verdade eu acredito que todo mundo tinha que ler pelo menos um livro da Sarah Dessen, pra ver que eu não exagero nos meus elogios...

Título em Português: Os Bons Segredos

Nenhum comentário: