Alguns pensamentos sobre Harry Potter...


Não é costume meu fazer outros posts aqui que não sejam resenhas, mas eu sinto que preciso fechar essa fase Harry Potter, que durou mais de um mês aqui no Just Lucy's Books. Como vocês devem ter percebido, meu relacionamento com essa série é bem intenso e bem sério e essa releitura - a essa altura da minha vida, com direito a análises de todos eles aqui - fez com que eu pensasse e repensasse em vários detalhes da história...

Acho importante ressaltar que, a princípio, eu rejeitei Harry Potter, como se fosse uma história de criança ou algo que não prenderia a minha atenção. Se não fosse a insistência de uma então amiga de faculdade, que já era fã quando me conheceu, talvez eu nem tivesse me interessado - se bem que eu gosto de imaginar que a J.K. Rowling e suas personagens perfeitas acabariam encontrando um jeito de entrar na minha vida. O que aconteceu foi que, assim que eu conheci essa história, eu me envolvi completamente, ou seja, não havia como não amar cada vez mais...

Pessoalmente, esses livros fizeram parte da minha vida em muitos níveis diferentes, então quando eu falo sobre eles, fica muito difícil não parecer a fã alucinada que eu sou. Foram muitos anos - a maioria deles no final da minha adolescência/início da vida adulta - em que convivi, amei, odiei e torci por essas personagens, que me marcaram de formas que eu nem explicar...

O que eu acho importante sobre Harry Potter, que precisa ser dito, é que não é uma saga infantil, como muitas pessoas acreditam que seja. É sim uma história de fantasia - e pode até atrair crianças por causa disso - mas seus temas são muito sérios e muito densos, o que me permite classificá-lo, sim, como literatura adulta.

J.K. Rowling usou o background mágico para discutir preconceito, política, guerras e até mesmo religião e intolerância (ironicamente, a história sofreu - e sofre - com esse problema, já que há pessoas que não enxergam por trás do óbvio, infelizmente) e, ao tratar desses assuntos da forma que tratou, ela mostra que merece seu lugar entre os mais célebres escritores dessa nova geração. Não é qualquer um que consegue atingir esse nível de superioridade na literatura...

Por isso que, quando eu digo que acredito que todo mundo que gosta de ler deveria ler Harry Potter, não estou exagerando e nem mesmo sendo a fã doente e alucinada que eu posso ser. Estou sendo sincera e analítica, quando digo que é uma das melhores - senão a melhor - saga dessa nova geração literária e que com certeza vai entrar para a história da Literatura como um clássico, quando assim for a hora... E vai ser bem legal ter visto essa história acontecer...

Mas legal mesmo foi saber, durante essa minha releitura, que a queridísisma J. K. Rowling vai escrever novamente no mundo mágico que ela criou. Dessa vez ela vai arriscar num mundo diferente e vai criar um roteiro cinematográfico, baseado em um outro livro dela, que se passa muitos anos antes da história do Harry... E eu mal posso esperar, é claro!

Nenhum comentário: