Livro 42 - The Spectacular Now (Tim Tharp)


Sinopse: Sutter Keely é um adolescente normal. Bom, talvez não normal no sentido comum da palavra, mas a verdade é que ele não é nada de extraordinário. Todos sabem quem ele é, mas ninguém o conhece de verdade. Ele é o cara que anima todas as festas, que sempre tem uma resposta na ponta da língua, que está sempre cercado de garotas, de todos os tipos. Porém, Sutter não parece ter um futuro pela frente: seus relacionamentos não duram quase nada, sua mãe e sua irmã não lhe dão a menor importância e seu único amigo está cansado da vida vazia que eles sempre levavam... Isso não parece afetar Sutter de maneira nenhuma, até que um dia ele entra na vida de Aimee, uma garota diferente de todas que ele já conheceu...  a vida dos dois vai mudar pra sempre, a partir desse encontro...

O que eu achei: acho válido dizer que eu comprei esse livro depois de ter visto e gostado do trailer do filme (estrelado pela Shailene Woodley, importante notar). Como costumo preferir ler o livro antes de ver o filme, fiz questão de correr atrás. O livro é bem diferente de tudo que eu tenho lido ultimamente, não que isso seja ruim. Apesar de ser um livro claramente voltado para um público mais jovem, ele é mais sério e trata de assuntos bem intensos, que fazem parte, sim, do mundo adolescente, mas que nem sempre são tratados assim claramente. Sutter é um adolescente como muitos que eu conheço e foi interessante ver a história se desenvolver sob o ponto de vista dele. Ele não é o que eu chamaria de protagonista ideal - e nem é daqueles personagens pelos quais a gente torce com facilidade - mas mesmo assim prende a sua atenção e você começa, pelo menos, a querer entendê-lo. A querer saber por que ele age da maneira que ele age e se há alguma forma de consertar os seus erros... O livro está longe de ser um romance, mas é muito, muito bom. E me deixou ainda mais ansiosa pelo filme, exatamente como tem que ser...

Recomendo: se você gostou de As Vantagens de Ser Invisível, não tenho dúvidas de que vai gostar desse livro, porque é bem o mesmo estilo...

Título em Português: pesquisei, pesquisei, mas não encontrei nada. Acho que ele ainda não foi lançado por aqui...

Nenhum comentário: