Livro 43 - Every Day (David Levithan)


Sinopse: Todos os dias, A acorda em um corpo diferente. Nunca sabe quem será ou onde estará, a única certeza que tem é que nunca está duas vezes no mesmo lugar. Seja menino ou menina, seja certinho ou rebelde, não importa, ele precisa se adaptar. Para evitar grandes problemas, A criou algumas regras: não interferir na vida que viverá por um dia e, mais importante, não se envolver. Até que ele acorda do corpo de Justin, um adolescente como qualquer outro, e conhece a namorada dele, Rhiannon. E alguma coisa descontrolada acontece com A, porque, a partir desse momento, ele não consegue pensar em outra pessoa e tudo que ele quer é ficar com ela... Mas como explicar uma situação desse tipo para alguém? Como visualizar um futuro, se ele não sabe nem quem será amanhã?

O que eu achei: levando em consideração que eu li o livro em dois dias, acho justo dizer que eu gostei, e muito, do livro. Estava atrás desse livro desde que terminei Will e Will, porque gostei muito da narrativa do Levithan e queria ler mais coisas dele: não me arrependi. Apesar do enredo do livro ser aparentemente estranho, o conceito é muito interessante e faz com que a gente reflita sobre muitas coisas. Fiquei com sentimentos conflitantes com relação a basicamente tudo que eu li, porque é realmente uma coisa confusa. Mas não entendam isso como algo ruim, muito pelo contrário, porque é uma confusão bem vinda. O A não tem controle sobre quem é e não tem ideia de como lidar com os sentimentos que surgem de repente, o que piora, e muito, sua situação. E a Rhiannon, coitada, não tem ideia dos motivos que levam o namorado dela há mais de um ano a agir tão diferente, de repente, e não sabe que sua simples existência desencadeia uma série de acontecimentos bem sérios... Every Day é uma história de amor, sim, mas mais do que isso é uma história de auto-conhecimento, de compreensão. É uma história que faz a gente pensar em muitas coisas, que faz a gente apreciar coisas que não apreciava antes, que faz a gente questionar verdades que sempre nos pareceram absolutas... É, no final das contas, é uma história apaixonante...

Recomendo: sim, sim, sem dúvida! Para todos que gostam de histórias de amor e que apreciam personagens - e não apenas enredos...

Título em Português: Todo Dia

Nenhum comentário: