Livro 54 - Destino (Ally Condie)


Sinopse: Em um futuro distópico, não há países, estados ou cidade, mas sim a Sociedade e suas províncias. E na Sociedade, o controle é essencial: é a Sociedade quem decide que roupa você deve vestir, que comida você deve ingerir, onde você deve trabalhar, o que você deve estudar e, claro, com quem você deve se casar. Tudo muito controlado para ser organizado, afinal, o caos vem da desigualdade, que é uma coisa que não existe na Sociedade. Cassia sabe disso e agradece, todos os dias, pela vida que tem. Aos 17 anos, ela finalmente descobre quem é seu Par, e a combinação poderia ser mais perfeita, já que ela foi escolhida para Xander, seu melhor amigo desde que eles são crianças. Porém, na mesma noite em que isso acontece, Cassia descobre que houve um erro nos dados da sua combinação e, por um segundo, ela vê um rosto que não o de Xander como seu Par e começa a questionar coisas que não deveria. Será que esse controle realmente faz sentido? E, mais, será que a Sociedade realmente comete erros?

O que eu achei: como já aconteceu antes, esse livro entrou na minha vida por causa do Facebook que, aparentemente, está querendo colaborar com meus vícios. Apareceu um link para essa trilogia para mim, eu cliquei, achei interessante e fiquei com vontade de saber mais. Não consegui encontrar em inglês, o que me fez hesitar um pouco para comprar (porque sou fresca de vez em quando), mas foi só pegá-lo na mão que não resisti e comprei. E, felizmente, não me arrependi. Pode parecer mais um entre tantos iguais que eu tenho lido desde Jogos Vorazes, mas a verdade é que todos eles têm suas semelhanças e diferenças, sim, mas contam histórias próprias e fica difícil não se encantar por seus personagens. A Cassia, por exemplo, não tem absolutamente nada a ver com a Katniss, ou com a America, ou com a Tris, ou com a Lena, apesar de suas histórias similares. A verdade é que me encantam essas meninas/mulheres fortes, lutando para serem felizes apesar das dificuldades impostas pela vida e pelas sociedades em que vivem. Destino me conquistou exatamente ai, pela sua protagonista e pela forma como ela toma decisões, pela forma como ela prioriza, pela maneira com que ela decide viver sua vida. 

Recomendo: acho que quem curtiu os livros e personagens que eu citei ali em cima, vai gostar, com certeza!

Nenhum comentário: