Livro 102 - Just One Day (Gayle Forman)


Sinopse: Allyson vive uma vida que só pode ser descrita de uma maneira: organizada. Filha única, seus pais têm todo um futuro planejado para ela e tudo que ela precisa fazer é viver a vida como eles esperam que ela viva. Ao formar-se na escola, ela ganha de presente uma viagem educacional à Europa e a faz como fez tudo na vida: conformada. Até que em seu último dia, ela conhece Willem, um ator holandês, que vira seu mundo de cabeça para baixo. Ele a convida a mudar seus planos uma vez na vida e ir com ele a Paris - e esse convite, para um único dia fora do esperado, vai mudar a vida de Allyson de maneiras que nem ela saberá explicar...

O que eu achei: comprei esse livro, como faço constantemente, por causa da autora (que escreveu dois dos meus livros mais queridos esse ano) e, novamente, não me arrependi. A narrativa é toda contada pelo ponto de vista da protagonista, que vive um momento claro de conflitos internos: a vida toda ela fez o que se esperava dela, sem nunca estar 100% confortável com isso e agora, entrando na vida adulta, tudo que ela mais quer é ser mais do que é, mas não sabe como fazer isso... E o encontro com o Willem é o primeiro passo nesse processo, é a primeira coisa que ela faz por ela mesma e, independente do que acontece durante, ela sabe, desde o princípio, que será uma pessoa diferente quando o dia terminar... Eu sempre digo que um livro, para ser narrado em primeira pessoa, precisa de uma protagonista forte e a Gayle provou que sabe fazer isso muito bem. O mundo visto pelos olhos da Allyson muda ao mesmo tempo em que ela começa a se enxergar da mesma maneira e é delicioso acompanhar essa mudança... Foi uma leitura que me fez rir e me fez chorar - quase que na mesma intensidade - e que eu não queria acabar de jeito nenhum...

Recomendo: sem dúvida! É um romance delicioso, que fala sobre amor, sobre vida, sobre mágoas, sobre certezas e incertezas e deve ser lido!

Título em Português: Apenas um Dia

Nenhum comentário: