Livro 98 - Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes)


Sinopse: Louisa Clark tem uma vida que só pode ser classificada como confortável: aos 26 anos, mora com a família em uma casa apertada, namora há sete anos com um atleta que parece se importar mais com as corridas que faz do que com ela e trabalha há seis anos em um pequeno café, perto de sua casa. Quando o café fecha as portas, inesperadamente, Lou vê a primeira rachadura na sua tão estável vida e precisa correr para arrumar um novo emprego e ajudar nas contas de casa. Apesar da inexperiência, acaba sendo contratada como cuidadora de Will Traynor, um jovem de 35 anos que ficou tetraplégico depois de um acidente. Will é rico, inteligente e absurdamente mal-humorado, pois tem sérias dificuldades em aceitar o que aconteceu. Duas pessoas totalmente diferentes, colocadas juntas por circunstâncias extraordinárias, que mudarão suas vidas para sempre...

O que eu achei: o primeiro livro da Jojo que eu comprei, como já comentei aqui, foi na Bienal de 2012, meio despretensiosamente, porque curti a capa e a sinopse. Li e gostei muito, tanto que, na Bienal desse ano, acabei comprando outro, que me pegou de jeito... Então, quando me dei conta, estava comprando tudo que encontrei dela por aí, porque desconfiei que não haveria como ela não me agradar... E esse livro, o 98º (O.o) do ano, comprovou essa minha teoria... Diferente dos outros dois livros que li da Jojo, esse não trabalha com duas histórias paralelas em momentos diferentes, ele trabalha com duas histórias paralelas que acontecem na mesma época e se intercalam perfeitamente. A narrativa está toda sob o ponto de vista da Louisa, com algumas exceções em alguns capítulos, e é fantástico acompanharmos a evolução dela no decorrer da história. Da garota conformada que começa a história quase não há lembranças quando tudo termina... E temos a impressão de que há muita mudança no Will também, pela maneira como ela o enxerga no decorrer da história... O que chama muito minha atenção nas narrativas da Jojo é a maneira como ela constrói histórias em torno de mulheres fantásticas, que precisam se descobrir e evoluir quando colocadas diante de situações inesperadas... E apesar de tudo, as personagens são sempre muito consistentes e não há "buracos" na narrativa, que sempre termina da melhor maneira possível, fiel aos sentimentos e desejos dos protagonistas... Como Eu Era Antes de Você me fez chorar como eu não chorava há muito tempo lendo um livro e entrou para minha lista de livros mais queridos, sem dúvida nenhuma...

Recomendo: sem dúvida nenhuma! Já vou fazer uma lista de pessoas para quem eu vou emprestar, porque com certeza ele precisa ser lido pelo mundo...

Nenhum comentário: