Livro 03 - O Mundo Pós-Aniversário (Lionel Shriver)


Sinopse: A vida de Irina não é algo de que ela possa reclamar. Artista, ela trabalha fazendo ilustrações para livros infantis e adora o que faz. Adora, também, seu marido Lawrence, que é tudo que ela poderia pedir. Então não faz sentido para ela que, de repente, ela sinta uma vontade avassaladora de beijar Ramsey, um antigo amigo de seu marido. É tarde da noite, é aniversário dele e Lawrence está viajando, mas nada disso justifica essa necessidade, que é quase física. A partir desse ponto, a história se divide em dois e acompanhamos como seria a vida de Irina se ela escolhesse beijar Ramsey e como seria sua vida se ela fugisse desse impulso...

O que eu achei: comprei esse livro na Bienal do Livro e ele me chamou a atenção pelo enredo de mundos paralelos - adoro esse negócio desde Fringe, é quase um problema meu - e depois pelo fato de ser a mesma autora de Precisamos Falar Sobre Kevin, um livro fantástico. Não me decepcionei... A narrativa é super densa e carregada no psicológico, mas construída de uma maneira fantástica. E faz mesmo a gente pensar sobre como determinadas atitudes podem mudar totalmente não apenas a nossa vida, mas a vida de todos ao seu redor... Enquanto eu acompanhei a história da Irina - que é uma personagem absurdamente complexa - me peguei pensando bem nisso, na maneira como todas as ações acabam tendo consequências, e não só pra gente, mas pra quem está envolvido nas nossas vidas... Adoro livros que me façam pensar, mesmo que eles me deixem um pouco "pra baixo" com as reflexões... Além de uma personagem feminina forte - e complexa, do jeito que eu gosto - o livro também tem nos dois protagonistas masculinos personalidades interessantes, que complementam o que é, na minha opinião, uma história fenomenal...

Recomendo: sim, sem dúvida! Para quem curte narrativas psicológicas e densas, cheias de reflexões, é um prato cheio!

Nenhum comentário: