Livro 100 - Carry On (Rainbow Rowell)


Sinopse: Simon Snow é o pior Escolhido que poderia existir - essa é a opinião de seu colega de quarto, Baz que, apesar de ser um vampiro, um idiota e de já ter tentado acabar com Simon mais de uma vez, não costuma estar errado. A verdade é que apesar de ser extremamente poderoso, Simon não consegue controlar sua mágica: mal consegue fazer a varinha funcionar e vira e mexe está explodindo qualquer coisa a sua volta. Para completar, seu mentor o está ignorando e sua namorada terminou com ele de repente! Baz, seu maior inimigo, nem pode dizer nada sobre a situação, já que está desaparecido, e há um maligno ser mágico destruindo toda a magia do mundo... Tudo isso no seu último ano em Watford, a escola para Magos onde ele passou os melhores momentos de sua vida...

O que eu achei: Sim, sim, essa sinopse é estranhamente familiar, eu sei. E é por isso que é tão absurdamente genial... Simon Snow foi um personagem criado pela Rainbow em Fangirl (livro este que, por sinal, é um eterno favorito porque foi escrito pra mim. Certeza) e a própria autora diz que gostou tanto do pouco que criou desse universo, que o personagem meio que criou vida própria e foi daí que surgiu Carry On... Gente, sério, eu mal sei o que falar... Sou muito suspeita pra falar da Rainbow, ela me conquistou desde as primeiras palavras, mas parece que a cada história que ela me traz, mais amor eu tenho... E não foi proposital, juro, mas esse livro ter sido o 100º do ano caiu como uma luva... As narrativas da Rainbow são sempre especiais: mesmo quando ela está contando coisas absurdas, ela faz de forma "pé no chão", sabe? Dá para acreditar nos personagens, mesmo quando eles estão fazendo mágicas absurdas (detalhe GENIAL: os feitiços são trechos de letras de músicas! Ri alto trocentas vezes). Claro, há todo um feeling de Harry Potter lendo esse livro, mas ao mesmo tempo, não tem absolutamente nada a ver... Fica difícil explicar quando a verdade é que tudo o que eu quero é falar sobre como esse livro é bom e perfeito e incrível e cheio de personagens fenomenais... É como se fosse o último livro da série, mas por meio de diálogos e lembranças, a gente fica sabendo do que teria acontecido de realmente importante nos livros anteriores, enquanto o clímax da história - a grande batalha - vai se aproximando e se construindo, pouco a pouco... Tem um pouco de tudo aqui: tem magia, tem fantasma, tem amor... Tem vilões e tem mocinhos, tem surpresas e tem coisas óbvias, tem lágrimas e tem riso... Foi uma leitura cheia de empolgação e cheia de amor, daquelas que eu não queria que acabasse, sabe? Mas, mesmo assim, era deitar na cama e abrir o livro que o sono ia embora e eu viajava para lugares distantes da companhia de um bruxo absurdamente atrapalhado, mas apaixonado ao mesmo tempo... E, sim, eu sei que essa resenha mais parece uma loucura de fangirl alucinada, mas sabe de uma coisa? Não consigo evitar. Esse livro entra, definitivamente, para a lista daqueles que amarei para sempre e mais um pouco...

Recomendo: SEM DÚVIDA! Quem é fã da Rainbow precisa ler esse livro, quem é fã de Harry Potter precisa ler esse livro, quem gosta de leituras leves, mas com profundidade sutil, precisa ler esse livro... Sério, gente, leiam esse livro!

Título em Português: Ainda não temos por aqui, mas como todos os outros livros dela foram traduzidos - e sucesso! - certeza que logo ele aparece nas nossas terras...

Nenhum comentário: