Livro 105 - Estação Onze (Emily St. John Mandel)



Sinopse: Toronto, Canadá, presente. Durante uma apresentação de Rei Lear, um famoso ator passa mal e acaba morrendo no palco, apesar dos esforços de um jovem paramédico na plateia. No palco, a atriz mirim Kirsten Raymonde assiste tudo, apavorada. Naquela mesma noite, porém, nada daquilo terá importância: surgem notícias de uma gripe, conhecida como Gripe da Geórgia, com taxa de mortalidade de 99%. É o final do mundo como conhecemos... 20 anos depois, a jovem Kirsten é uma sobrevivente e viaja pelo mundo destruído com a Sinfonia Itinerante, apresentando peças de Shakespeare nos povoados que encontra. Intercalando passado e presente, conhecemos o mundo antes e depois da pandemia enquanto o destino traça os caminhos de diferentes pessoas que farão parte essencial da vida uma das outras...

O que eu achei: preciso confessar que comprei esse livro porque ele estava em promoção e porque a sinopse citava Shakespeare... Além disso, nada me indicaria para algo que eu leria por gosto. Teria tudo, então, para ser uma tragédia mas, felizmente, não foi. Gente, que livro delicioso, sério! É uma narrativa super densa e nem um pouco "fofa"... A vida pós-apocalíptica ainda está muito desorganizada, há falsos líderes e falsos profetas, mortes e desaparecimentos e caos, muito caos. E no meio do caos, há música e há arte, tentando fazer sentido de coisas que não necessariamente fazem, sabe? Não há luz, não há combustível, não há cidades, há apenas pessoas... Algumas que se lembram de como era antes e outras que não têm ideia do que um dia foi o mundo... E Shakespeare e música... Interessante, também, os flashbacks, que mostram a vida antes do "fim do mundo" e as maneiras com as quais a vida de alguns dos sobreviventes vai se entrelaçar... Foi uma leitura diferente, bem longe de tanta coisa que seria, normalmente, minha primeira escolha... Mas uma leitura da qual eu não me arrependo... A narrativa da autora é fenomenal e bastante cinematográfica: em vários momentos eu visualizei as cenas que ela descrevia, sabe? E, apesar de eu já ter adivinhado uma parte da história na metade do livro, não foi algo que afetou minha leitura, muito pelo contrário... Foi uma experiência incrível...

Recomendo: sem dúvida nenhuma!! Vale super a pena!

Nenhum comentário: