Livro 108 - My Sister's Keeper (Jodi Picoult)


Sinopse: Anna, aos 13 anos, já passou por tantos procedimentos médicos que perdeu a conta: transfusões de sangue, injeções de medicamentos e transplantes fazem com que o hospital seja parte de sua rotina... Mas Anna não está doente, quem sofre de um tipo raro de leucemia é sua irmã mais velha, Kate. A verdade é que Anna foi concebida especialmente para ser doadora para sua irmã e agora, na adolescência, começa a questionar seu papel em sua família e, até que ponto, essa relação é justa... E essa análise pessoal mudará, definitivamente, a dinâmica familiar: para o bem ou para o mal...

O que eu achei: já conhecia essa história porque ela foi adaptada para o cinema e eu lembro, nitidamente, de me recusar a sequer pensar em assistir, por imaginar a quantidade de lágrimas que por mim seriam derrubadas no processo... Até que um dia, acho que há um mês, talvez um pouco mais, uma amiga comentou no Face que tinha curtido muito esse livro e quando eu respondi que nunca tinha tido coragem de ler, ela me incentivou e disse que valia a pena... E, preciso dizer, ela estava certíssima! Gente, que livro FANTÁSTICO! Mal tenho palavras, mas vou tentar... A primeira surpresa veio do fato de que a minha quantidade de lágrimas foi mínima! A história é triste, sim, mas é uma tristeza daquelas que permanece de forma meio constante, deixando a gente anestesiada, sabe? E, ao mesmo tempo em que é uma história triste, é uma história tensa, que fez com que eu amasse e odiasse as personagens quase que na mesma intensidade... O livro alterna vários pontos de vista (da Anna, da família dela e de outras pessoas que se envolvem na história), o que me incomodou no começo (não gosto de vozes diferentes, demoro para me apegar às personagens) mas que acabou tornando-se uma das grandes vantagens da narrativa depois, pois mostrou opiniões e sentimentos de cada uma das peças da história em diferentes situações - então foi uma decisão arriscada, mas acertada da autora. O livro me prendeu, me surpreendeu e me afetou de mil maneiras diferentes - cheguei ao ponto de não conseguir largar até o final! E um final que surpreendeu e mexeu demais comigo...

Recomendo: sem dúvida nenhuma! Já tenho pessoas em mente para quem emprestarei assim que puder, porque é um livro que merece ser lido...

Nenhum comentário: