Livro 97 - O Confidente (Hélène Gremillon)


Sinopse: Paris, 1975. Depois da morte de sua mãe, Camille está recebendo mensagens de pêsames, com as quais não sabe lidar. Entre as mensagens, porém, ela passa a receber uma série de cartas misteriosas, escritas a mão e sem remetente, que contam a história de um jovem chamado Louis, apaixonado por uma garota chamada Annie, na época da guerra. Sem entender por que recebe aquelas cartas, Camille não consegue parar de lê-las e passa a buscar respostas no presente para aquele misterioso passado que se desenrola...

O que eu achei: não sei dizer, exatamente, o que me levou a comprar esse livro. Talvez tenha sido a torre na capa, talvez tenha sido um impulso, não sei. Só sei que comprei e, por algum motivo também obscuro, quando ele chegou, acabou sendo o primeiro do "grupo" que eu li. A leitura foi mais rápida do que eu imaginava por dois motivos: 1º porque é em português e eu sempre leio mais rápido em português; e 2º porque eu cheguei em um determinado ponto em que não conseguia mais parar... Ai aproveitei que era feriado e praticamente virei a noite de sábado para domingo lendo... A verdade é que o livro é bom, mas não é tudo que parecia ser quando comecei a ler e não conseguia mais largar.. A narrativa alterna o presente (1975) com as cartas, que narram a época pré e pós 2ª Guerra e a história de amor de Louis e Annie... Minha conclusão foi que a ideia é boa, mas a execução foi falha: a narrativa é interessante, mas acabou construída de maneira previsível e o final foi absurdamente abrupto e anticlimático... Esperava mais pela empolgação que senti no final da leitura mas acabei me decepcionando...

Recomendo: então, é um bom livro, mas sei lá. Acho que tem coisa melhor por aí...

Nenhum comentário: