Livro 73 - A Long Way Down (Nick Hornby)


Sinopse: Na noite de Ano Novo, quatro pessoas totalmente diferentes encontram-se no alto de um prédio, todos prontos para fazer a mesma coisa: pular dali, para colocar um fim em suas vidas. Martin, Maureen, Jess e J.J. nunca se conheceriam de outra forma e, mesmo se o fizessem, nunca se relacionariam. Mas naquela noite, tomados por uma onda inexplicável de sentimentos, eles acabam se envolvendo de uma maneira que, definitivamente, mudar a vida de todos eles...

O que eu achei: Hornby é sempre apaixonante e esse livro era um dos que estavam na minha lista já há muito tempo, mas que eu não conseguia comprar. Quando ele finalmente chegou às minhas mãos, eu mal podia esperar para devorá-lo e, felizmente, não me arrependi. A narrativa do Hornby é sempre forte, sem ser chata, e ele não decepciona nesse livro. A primeira coisa que chama a atenção é o fato de que ele alterna os pontos de vista a cada capítulo e, pouco a pouco, vai tornando os personagens cada vez mais reais e nos aproximando deles. Como sempre é nos bons livros, chegou um determinado momento em que eu nem precisava mais ler os nomes no início dos capítulos, porque fui aprendendo a reconhecer as vozes de cada personagem... Quanto ao enredo, é outra coisa deliciosa. O tema da história é pesado e, por alguns momentos, dá vontade de deitar debaixo da cama e fechar o livro, de tanta tristeza, mas, ao mesmo tempo, me peguei sorrindo várias vezes e em algumas outras até ri alto... É característica do Hornby, isso, essa capacidade de escrever histórias reais da melhor maneira possível...

Recomendo: sem dúvida nenhuma! Para todo mundo, sério.

Título em Português: Uma Longa Queda

Nenhum comentário: