Livro 76 - Fangirl (Rainbow Rowell)


Sinopse: Cath é apaixonada pelo mundo de Simon Snow. As aventuras desse personagem mágico embalaram os melhores - e piores - momentos da sua vida e foi no fandom da série de livros/filmes que ela encontrou refúgio - e fama, já que é uma conceituada autora de fanfics. Sua irmã gêmea, Wren, também viveu todas as aventuras durante a infância e a adolescência, mas quando as meninas entram na faculdade, Wren está preparada para deixar Simon e o fandom de lado. Cath, porém, não consegue nem pensar em fazer isso. Seu mundo ainda é o mundo de seus personagens preferidas e sua mente gira sempre em torno dos personagens com os quais ela já está tão familiarizada... Sozinha na faculdade - já que Wren decidiu mudar totalmente ao entrar nesse novo mundo - Cath precisa se abrir para novas pessoas, novas experiências e novos mundos, mas será que ela consegue se desligar do fandom onde se sente sempre tão segura?

O que eu achei: esse foi um dos muitos livros que comprei na Bienal do Livro de SP e o fiz porque mal podia esperar para ler mais alguma da Rainbow, depois de ter me apaixonado perdidamente por outro livro dela... Além disso, como não se interessar por um livro que tem como protagonista uma fangirl? Quem me conhece sabe que sou quase que definida por esse lado fangirl alucinada... Já escrevi fanfics, já tive fansites, já participei de fóruns de discussão... Conheci as pessoas mais importantes da minha vida por meio de um fandom, então eu sentia uma necessidade/curiosidade absurda em ler esse livro... E, felizmente, não me arrependi. Como me parece ser tradição com a Rainbow, a narrativa vai muito além do que está escrito na sinopse. Sim, a história é sobre uma adolescente apaixonada por uma série de livros, mas é também a história de duas irmãs aprendendo a serem mulheres. E pode parecer um simples romance adolescente, mas acabou sendo, para mim, muito mais. Acompanhar as crises e as dúvidas da Cath, vê-la aprender a lidar com as matérias da faculdade, as novas pessoas, a mudança na irmã, as saudades de casa - sem perder a magia de se desligar do mundo real para se mudar para o mundo de Simon - foi como acompanhar muita coisa de mim, sabe? Eu acabei me identificando demais com vários aspectos da narrativa, com vários detalhes das duas personagens centrais... A Rainbow acabou construindo não só uma narrativa consistente - apesar de ter se firmado apenas no ponto de vista da Cath, parece que eu conheço todos os outros personagens com a mesma profundidade - mas ela também construiu personagens que são reais, sem serem clichês, sabe? Mesmo com as crises óbvias, ela conseguiu surpreender. E quando o livro acabou eu fiquei dividida entre o vazio de me despedir deles, a curiosidade por saber mais e a vontade de escrever... Porque, no fim das contas, o livro acabou me lembrando tanto de mim mesma como aspirante a escritora, que eu mal consigo colocar em palavras... Resumindo: o livro entrou para a lista de preferidos sem fazer muito esforço - assim como a Rainbow, que eu com certeza perseguirei até conseguir todos os livros...

Recomendo: para todo mundo que foi, um dia, muito fã de alguma coisa (livro, série, filme, qualquer coisa do gênero). Sério. Vai mexer com partes de você que você com certeza nem lembra que existe...

Nenhum comentário: