Livro 29 - Garoto Encontra Garoto (David Levithan)


Sinopse: A escola em que Paul estuda é totalmente fora do normal: a rainha do baile é, na verdade, o quarterback do time de futebol travestido, as líderes de torcida são motoqueiras e o relacionamento entre héteros e homossexuais é simplesmente fenomenal. A vida é boa e tranquila, dentro das possibilidades, claro, uma vez que ele é um adolescente - até que Paul conhece Noah e seu mundo vira de cabeça pra baixo. Noah é tudo que ele sempre quis encontrar, mas ele acaba por estragar tudo de maneira espetacular. Agora Paul precisa fazer o possível - e o impossível - para mostrar a Noah o quanto está arrependido e o quanto merece uma segunda chance...

O que eu achei: as narrativas do Levithan são sempre bem parecidas: ele costuma trabalhar com temas considerados sérios, mas de maneira leve. A primeira coisa que chama a atenção nesse livro é a sutileza com a qual ele lida com a homossexualidade - assunto que, ainda hoje, acaba sendo considerado tabu, infelizmente. O David, porém, não foge da realidade: ao mesmo tempo em que temos personagens como o protagonista, muito bem resolvidos e sem enfrentar dificuldades em ser aceito, temos também personagens enfrentando suas lutas pessoais, tentando se encontrar no mundo adolescente... Confesso, não é a melhor coisa dele que eu já li e, de alguma forma, eu esperava mais, mas foi uma boa leitura, da qual não me arrependo...

Recomendo: olha, não seria o primeiro livro que eu recomendaria para alguém mas, de repente, se alguém me perguntasse sobre ele, eu diria que vale a pena tentar...

Nenhum comentário: