Livro 33 - The Declaration (Gemma Malley)


Sinopse: Em um futuro distópico, o ser humano conseguiu realizar o maior dos feitos: viver para sempre. A medicina evoluiu a tal ponto que medicamentos prolongam, indefinidamente, a vida dos seres humanos. Esse avanço, porém, trouxe um problema grave: superpopulação e, como consequência dela, falta de recursos básicos, como água e energia. Dessa forma, então, foi criado um Pacto, que deve ser assinado por todos ao completarem 16 anos e que determina a proibição de se ter filhos. Reproduzir-se é um crime, passível de cadeia para os pais e escravidão para os filhos, que são criados para servirem. Anna é uma dessas crianças e cresceu odiando seus pais por ser obrigada a pagar pelos erros deles. A chegada de Peter ao local que ela mora, porém, vai mostrar para ela que as coisas não são tão simples quanto as Autoridades querem que as pessoas pensem que são...

O que eu achei: é, gente, arrumei mais uma trilogia distópica... Não sei explicar, mas parece que elas me perseguem... Descobri, porém, que essa é anterior até mesmo a Jogos Vorazes, que foi a primeira que eu li. O estilo é bem parecido, com uma diferença essencial: essa história é narrada em 3ª pessoa, ou seja, acompanhamos várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, não apenas um ponto de vista. Ainda não consegui concluir, porém, se isso foi bom ou ruim. Acho que a narrativa em 1ª pessoa, apesar do risco, é essencial para que haja uma conexão com o protagonista, sabe? E apesar de eu ter até gostado da Anna, não consegui me apegar a ela como me apeguei às minhas outras protagonista distópicas... O enredo, porém, é absurdamente interessante. A medicina avançar a ponto de acabar com a morte parece ser algo distante, mas não acho que não exista alguém por aí que queira isso... E, claro, as consequências seriam péssimas, porque o mundo mal dá conta da população que temos agora, imagina? Resumindo: prendeu minha atenção, me envolveu e me deixou curiosa e ansiosa, apesar de eu não ter ficado tão apaixonada quanto fiquei pelos livros do mesmo estilo que li antes...

Recomendo: sim, sim! Quem curte trilogias distópicas, como Jogos Vorazes e Divergente, com certeza vai curtir...

Título em Português: O Pacto

Nenhum comentário: