Livro 65 - Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer (Jesse Andrews)


Sinopse: Greg conseguiu construir para si uma vida tranquila: é praticamente invisível no colégio, o que faz com que ele não sofra bullying de nenhum lado. Seu único amigo, Earl, é alguém que ele raramente vê na escola, mas com quem ele passa seu tempo livro, seja jogando videogame, seja fazendo filmes toscos baseados em clássicos do cinema mundial. Até que sua mãe pede que ele passe um tempo com Rachel, uma colega de escola que acaba de ser diagnosticada com leucemia. Apesar de odiar a ideia de fazer amigos e, de repente, tornar-se visível na escola, Greg faz o que a mãe pede e, entre os três, surge uma amizade surpreendente...

O que eu achei: encontrei esse livro há algum tempo, em uma lista de livros que estavam prestes a virar filme. A temática não me atrairia normalmente (eu basicamente fui forçada a ler A Culpa é das Estrelas e, apesar de ter gostado, e muito, não sou muito fã de histórias de crianças/adolescentes doentes), mas como eu vi que havia dois atores de quem eu gosto muito no elenco do filme, decidi que valia a pena a leitura antes do filme. O problema é que eu não achava esse livro de jeito nenhum - nem em inglês e nem em português. Eu já tinha até me esquecido dele quando, por algum motivo bizarro, ele apareceu numa das "buscas relacionadas" em um dos muitos sites onde compro livros. Achei que era o universo me dando uma dica e comprei. Comecei a ler ontem, terminei agora a pouco - minha leitura costuma ser mais rápida em português, a narrativa é simples e o livro é mais curto do que os que eu costumo ler - e ainda não sei, exatamente, o que sentir com relação ao livro. Desde as primeiras páginas, fica bem claro que o livro não tem nada do sentimentalismo do John Green ou de outros autores que escreveram livros desse estilo. Greg, o narrador, é um adolescente daqueles meio desagradáveis, sabe? E ele não faz questão de esconder nada dos leitores, o que, apesar de ser uma estratégia bem legal do autor, é arriscado... Eu passei a maior parte do livro odiando o protagonista, sabe? Eu fico com a impressão de que talvez fosse essa a ideia, mas é difícil você curtir um livro quando o narrador é um adolescente chato e meio nojento, até. Anyway, a história é simples e quase clichê, mas a maneira como o relacionamento dos três se desenvolve consegue fugir um pouco do óbvio. Eu gostei da estrutura que o autor escolheu para o texto, com o Greg conversando com os leitores, indo e voltando em memórias e sentimentos, e adorei o fato de que nada ali é um "mar de rosas" - mas, repito, foi estranho acompanhar uma história toda sem curtir o protagonista e foi difícil pra mim sentir alguma coisa por ele durante toda a leitura que não fosse desprezo... Para minha surpresa, porém, quando vi o trailer do filme (não tinha visto antes de ler o livro - tenho manias) não o achei desagradável... Então não sei se a minha opinião vai mudar depois que eu assistir ao filme - mas aviso vocês, se for o caso. 

Recomendo: então, eu realmente não sei. Eu acho que até vale a pena ler, pela construção do enredo e pela fuga dos clichês e do óbvio... Mas pra quem, como eu, procura identificação com personagens, talvez seja uma leitura difícil...

Nenhum comentário: