Livro 69 - My Heart and Other Black Holes (Jasmine Warga)


Sinopse: Desde que seu pai foi preso por assassinar um jovem atleta em sua pequena cidade, Aysel nunca mais foi a mesma. Obrigada a voltar a viver com a mãe e a nova família que ela construiu, a garota, aos 17 anos, é solitária, constantemente observada pelos colegas e sempre triste. Muito triste. Aysel não acha que tenha razões para viver e por isso decide acabar com a própria vida. Pela internet, ela conhece Roman, um jovem de uma cidade vizinha que tem, também, os mesmos planos. Ambos decidem, então, tornarem-se parceiros e começam a fazer planos para dali a um mês. O que eles não imaginam é que essa parceria terá o poder de mudar muito da vida vazia que ambos acreditam que vivem...

O que eu achei: lá em fevereiro, eu li um livro que falava depressão e sobre querer acabar com a própria vida e, apesar de ser um tema bastante pesado, que mexe comigo demais, foi um livro que eu amei muito. Então quando esse livro apareceu na minha vida, decidi que valia a pena lê-lo. As duas narrativas são bem diferentes e, apesar de eu também ter gostado dessa história, ela não me envolveu tanto quanto a primeira. Dito isso, vamos aos detalhes: o livro é narrado pelo ponto de vista da Aysel que é realmente uma menina bem triste, porque carrega em si uma certa culpa, por amar o pai e sentir falta dele, mesmo ele sendo um assassino. O encontro dela com o Roman é bem clichê e a história, a partir daí, parece seguir um caminho óbvio, com algumas poucas surpresas no caminho. O engraçado foi que, no começo da história, eu estava bem incomodada com meus sentimentos com relação aos personagens, que não estavam me prendendo o suficiente. Essa sensação passou com a leitura, já na metade do livro eu conseguia me importar bastante e, depois de um certo ponto, fiquei com aquela loucura de não conseguir largar o livro antes do final da história. O final, confesso, não me surpreendeu, mas mesmo assim o livro me agradou. A leitura é relativamente rápida, mas como a temática é pesada, torna-se uma leitura densa. Depressão é uma coisa complexa demais, então não foi uma experiência leve como costumam ser minhas leituras...

Recomendo: sim, sim. Mas, como eu disse, é uma leitura densa que toca em um assunto bem pessoal e complicado - então talvez não seja uma boa ideia para todas as pessoas...

Título em Português: não foi lançado por aqui ainda, infelizmente.

Nenhum comentário: