Livro 67 - The Probability of Miracles (Wendy Wunder)


Sinopse: Campbell não acredita em milagres: ela tem 17 anos, mas passou os últimos 5 entrando e saindo de hospitais, lutando contra um câncer que, aparentemente, não quer deixá-la em paz. Quando até mesmo seu médico parece ter perdido as esperanças, a mãe de Cam surge com uma ideia louca: passar o verão em uma pequena e mítica cidade do Maine, chamada Promise, onde dizem que milagres acontecem. A garota não consegue acreditar que haja essa possibilidade, mas vai com a mãe e com a irmã para essa pequena cidade, onde o pôr-do-sol demora horas para acabar, onde flamingos se escondem atrás do colégio, onde ela conhece Asher e faz amigos, pela primeira vez em muito, muito tempo. Campbell pode não acreditar em milagres mas se ela passar a acreditar em si mesma, quem sabe, alguma coisa não mude?

O que eu achei: é uma triste constatação, mas é verdadeira - há MUITOS livros por aí que tratam de jovens doentes, à beira da morte. São histórias absurdamente parecidas, que mudam apenas por conta de narrativa, de personagens, de enredo. Isso não é uma crítica, veja bem, estou apenas constatando um fato, uma vez que li muita coisa com essa temática. Acho interessante falar de morte, de perdas, de aproveitar a vida e de aceitar certas coisas, mas é um pouco frustrante quando as histórias parecem se repetir, sabe? Acho que dava para ser tão mais diferente, mais ousado, mais original... Bom, esse livro não é muito diferente de muita coisa que eu li... Achei a abordagem mais "ácida", talvez pela protagonista ser bem pessimista e estar 100% pronta para morrer, independente do que sua família acredita. Uma coisa que me agradou na história foi acompanhar a evolução dela, a maneira como ela vai mudando seu modo de agir e de pensar para adaptar-se aos sentimentos das pessoas ao seu redor... O livro é narrado em 3ª pessoa, uma mudança interessante dos últimos livros que tenho lido, todos em 1ª pessoa, mas talvez tenha sido por isso que eu não consegui me conectar, realmente, aos personagens. Durante toda a leitura, faltou uma conexão mais profunda, sabe? Não é que eu não me importasse, eu só não estava me importando o suficiente, sabe? Acompanhei a história, queria saber como terminava, senti pelos personagens, mas, sei lá, esperava mais. Eu gosto de me envolver a ponto de chorar até ficar com dor de cabeça, gosto de me envolver a ponto de ficar com aquele vazio no coração com o final de um livro... Não me levem a mal, o livro é bom, a história é interessante... Só não me pegou de jeito...

Recomendo: até que sim. Como eu disse, é uma boa história, é uma boa narrativa... Só não me afetou como eu esperava...

Título em Português: não foi lançado por aqui ainda...

Nenhum comentário: