Livro 27 - As Espiãs do Dia D (Ken Follett)


Sinopse: Às vésperas da invasão dos Aliados à França tomada por Hitler, as emoções estão a flor da pele. Tanto da parte dos alemães - que sabem correr sérios riscos de perderem não só o território francês, mas também a guerra - quanto da parte dos Aliados - que sabem que a invasão precisa ser cuidadosamente planejada para dar certo. No meio de operações da Resistência que não têm força o suficiente, a oficial inglesa Felicity Clairet sabe que, se houvesse uma maneira de inutilizar a maior central telefônica da França, as forças de Hitler estariam comprometidas... É nesse momento que ela, apesar de desacreditada, tem a autorização de levar adiante um plano muito arriscado: com uma equipe formada apenas de mulheres, ela precisa entrar na França e tentar explodir a tal central telefônica. Em menos de uma semana...

O que eu achei: esse livro foi presente de um amigo - o Samu - que é simplesmente o maior fanboy do Ken Follett que eu conheço! Assim que eu comecei a ler, já fiquei altamente envolvida na história - logo na primeira noite, eu já demorei a dormir, porque queria saber o que viria a seguir... Mal sabia eu, que era apenas o começo da loucura... O livro é baseado na realidade, se passa no finalzinho da 2ª Guerra Mundial, quando a Alemanha já estava perdendo a força e mostra bastante a organização e a força da Resistência, que sobrevive aos invasores de todas as maneiras possíveis... Uma coisa que eu gostei bastante nesse livro, foi da protagonista. Quem me conhece, sabe que em termos de leitura, um bom personagem já me ganha, e foi bem o que aconteceu. Ela é ácida, inteligente e a melhor agente secreta britânica - e vai ter que se provar infinitas vezes, exatamente por ser mulher em uma época em que as mulheres não eram levadas muito a sério (não que sejamos hoje, mas, né, melhorou). O livro intercala os pontos de vista dela e de um militar alemão, que se coloca como seu antagonista - é tudo narrado em terceira pessoa, mas com as perspectivas diferentes, o que torna o suspense ainda mais presente. A parte histórica do livro também foi bastante interessante: eu curto bastante estudar sobre a 2ª Guerra, então livros que se passam nessa época me agradam bastante. A verdade é que, depois de um certo ponto, eu já não conseguia mais largar e acabei quase virando a noite (ah, as férias!) para poder terminar o livro - e sem arrependimentos!

Recomendo: siiim! É um livro diferente daqueles que mais aparecem por aqui - é uma leitura bem mais adulta e densa - mas, ao mesmo tempo, é uma leitura deliciosa, que flui bastante. Para quem curte boas histórias com background histórico é um prato cheio!

Nenhum comentário: