Livro 33 - Since You've Been Gone (Morgan Matson)


Sinopse: Foi só depois que conheceu Sloane que Emily sentiu que sua vida começou. Sempre juntas, as duas construíram memórias e histórias que foram essenciais para que Emily saísse da bolha em que vivia e começasse a frequentar o mundo adolescente. Porém, antes mesmo que começasse o que elas acreditavam que seria o mais épico dos verões delas juntas, Sloane simplesmente desapareceu. Sem deixar vestígios e sem dar explicações. A única coisa que ela deixa pra trás é uma lista de tarefas, como fez tantas outras vezes, com pequenos desafios para Emily. Coisas que vão desde "colher maçãs a noite" e "andar a cavalo" até "nadar sem roupa" e "beijar um estranho". Perdida sem a amiga - em torno de quem ela construiu toda a sua vida - Emily vai tentar buscar, na lista, pistas do paradeiro da amiga. E, enquanto faz isso, acaba partindo em uma jornada que a mudará pra sempre...

O que eu achei: como costuma ser, essa foi uma compra despretensiosa. Achei a capa legal e gostei do resumo - ai o preço estava bem bom, então decidi comprar. E, gente, o que foi essa leitura? Eu cai num amor pela Emily que quando o livro acabou parecia que eu tinha perdido uma amiga, sabe? Socorro. Bom, aos detalhes: é uma leitura bem típica dos livros YA que eu curto e me lembrou muito uma outra autora que eu amo, a Sarah Dessen. Isso porque, como nos livros da Sarah, apesar do enredo ser obviamente simples, ele acaba escondendo temas sérios, que vão se desenrolando durante o enredo e que acabam afetando a gente durante a leitura. O livro é todo narrado pela Emily, que se mostrou uma personagem muito interessante. Ela é super insegura e tímida e se sente totalmente desprotegida sem a Sloane. O livro já começa com Emily sozinha, tentando entender o que aconteceu, então desde o início acompanhamos toda a insegurança dela - ao mesmo tempo em que a vemos evoluir... A narrativa é, em alguns momentos, interrompida por lembranças que mostram as duas meninas juntas, fazendo qualquer coisa que amigas fazem nessa idade, e, dessa forma, vamos enxergando o relacionamento delas e conhecendo um pouco mais a personalidade da Sloane. Claro que há, no meio disso tudo, garotos e sentimentos envolvendo garotos (inclusive me apaixonei um pouquinho por um dos garotos da história, preciso confessar), mas não é esse o foco da história, o que eu achei bem válido. Os temas principais do livro são a amizade - não só na forma da Sloane e da Emily, mas há outras amizades que vão mostrando importância durante a leitura - a família e o autoconhecimento. Eu juro, quando peguei o livro pra ler, não achei que fosse me apaixonar tanto assim pela história e pela narrativa, mas, ó, que surpresa boa! 

Recomendo: sem dúvida nenhuma! Quem gosta desse tipo de livro, YA, com temáticas sérias no meio de uma narrativa leve, precisa muito ler esse livro... (eu, inclusive, já comprei tudo que a autora já escreveu. Porque sou dessas)

Título em Português: esse livro ainda não foi traduzido - mas ela já tem livros em português, então não deve demorar... Atualizarei aqui se for o caso..

Nenhum comentário: