Livro 15 - The Little Paris Bookshop (Nina George)


Sinopse: Jean Perdu é dono de uma livraria peculiar: ela é, na verdade, um barco, totalmente reformado, onde ele vende livros como se fossem remédios. Porque, sim, Perdu tem um talento bastante peculiar: ele sabe ler as pessoas que entram na sua livraria e sabe, exatamente, o que elas estão precisando ler. O que ele não sabe, mesmo, é lidar consigo mesmo. Solitário, vive há mais de 20 anos com o coração partido, depois que a mulher amava foi embora. A chegada de dois novos vizinhos no pequeno prédio onde mora, porém, vai mudar sua rotina e, mais do que isso, vai fazer com que Perdu enfrente a si mesmo e aos seus sentimentos, antes que seja tarde demais...

O que eu achei: ganhei esse livro de presente de aniversário, de pessoas que claramente me conhecem bem. É uma história madura, intensa e complexa, que gira em torno do amor pelos livros, ou seja, tem tudo a ver comigo. Perdu é um personagem bastante complexo e toda a história gira em torno dos sentimentos dele e da relação que ele tem com todos a sua volta. O que eu achei bem interessante foi acompanhar a evolução dele que aconteceu de maneira natural mas, ao mesmo tempo, surpreendente, por ter envolvido personagens inesperados com quem ele cruzou no seu caminho. O mais engraçado é que, durante a leitura, tem alguns acontecimentos que parecem bastante óbvios mas que, no fim das contas, acabam não sendo tão óbvios assim, sabe? A história dava um jeito de tornar o que parecia super certo, totalmente diferente do esperado... Além disso, o amor do Perdu pelos livros foi bem divertido de acompanhar, especialmente por ele tratar livros como remédios, sabe? Porque eu sei bem o que é isso, eu uso os livros como válvula de escape e tenho, sim, a sensação de que determinados momentos da vida pedem por determinados tipos de livro... Leitura sucesso, sem dúvida!

Recomendo: siiiim! É um livro mais adulto do que aqueles que eu normalmente leio, mas é uma leitura quase que obrigatória para qualquer pessoa apaixonada por livros...

Título em Português: A Livraria Mágica de Paris

Nenhum comentário: