Livro 17 - Flawed (Cecelia Ahern)


Sinopse: Celestine North vive sua vida perfeita, em um futuro distópico. Em sua sociedade, as regras são claras: é preciso tomar as decisões certas pois qualquer ato que seja considerado errado pelo Tribunal, fará com que a pessoa seja marcada como Imperfeita e, automaticamente, excluída da sociedade, sem direitos, sem compaixão de ninguém. Celestine sabe disso, e não se importa. É a filha perfeita, a irmã perfeita e a namorada perfeita do filho do líder do Tribunal - e não pretende mudar. Até que um dia, impulsivamente, ela toma uma decisão que desencadeia uma série de acontecimentos que mudarão não apenas a sua vida e a vida de todos a sua volta, mas também a essência da sociedade em que vive...

O que eu achei: então, minha relação com esse livro é bem esquisita, eu diria. A autora é a mesma de vários livros que já passaram por aqui e eu já tinha desistido de  ler qualquer coisa dela. Explico: dos 5 livros dela que eu já li, gostei muito de dois e ODIEI os outros três. Por uma questão de lógica, eu desisti de tentar, já que constantemente ficava irritada com narrativas arrastadas e personagens extremamente irritantes. Então esse livro surgiu na minha vida, mil vezes. Era recomendado por todos os sites em que compro livros, aparecia em destaque nas livrarias que eu visitava... Sabe quando parece que o universo fica jogando um negócio na sua cara? Acabei pegando pra ler a sinopse e a primeira coisa que chamou minha atenção foi que ele é vendido como young adult, diferente dos outros livros dela. E a literatura YA é a minha preferida, então decidi continuar lendo a sinopse e fiquei intrigada porque, né, distopia. (eu me vendo muito fácil por distopias e a culpa é de Hunger Games, certeza) Então comprei e fiquei olhando pra ele no meio das compras todas pós-aniversário. Pegava na mão, largava, pegava na mão, largava... Sabe aquele medo de decepcionar? Então, ele existia. Até que cansei de enrolar, peguei o livro... CARAMBA! Que livro bom! Começa pela protagonista - e narradora - que é o tipo de heroína que eu curto... Ela até me irrita de vez em quando (beijo, Katniss e Tris), mas acaba tomando as decisões certas quase sempre e mesmo enrolada, ela vai crescendo, sabe? E a narrativa foi uma delícia! Flui facilmente (tanto que li super rápido, comecei na noite de domingo e terminei no metrô hoje.) e prende bastante a atenção. Ri, chorei e reagi durante a leitura, sem nem perceber... Me peguei enxugando lágrimas no metrô e ficando absurdamente interessada em saber como a história termina... Porque, sim, há uma sequência - uma só, não é uma trilogia - que eu já encomendei porque, né, necessidades. Anyway, acabei surpreendida pelo meu envolvimento com a história e com os personagens, que me conquistaram de todas as maneiras possíveis. Além disso, o livro traz uma mensagem bem legal, com relação a perfeição x imperfeição e aos julgamentos que fazemos uns dos outros por causa de erros cometidos. E tem também um bocado de background político que me conquistou também... Resumindo: adorei o livro, sério!

Recomendo: SIIIIIIM! Fãs de distopias que ainda não conhecem: POR FAVOR, PEGUEM PRA LER! Vale demais a pena e vocês vão curtir tanto quanto eu, certeza!

Título em Português: Imperfeitos

Nenhum comentário: